DestinosRoteiros

Conheça a incrível Rota dos Sete Lagos na Patagônia

4 Minutos de Leitura

A Patagônia é um dos destinos mais procurados por quem deseja mergulhar nas belezas naturais da América do Sul! Ela abrange uma grande área da extremidade sul do continente americano, compreendendo o território da Argentina e do Chile, países famosos por serem grandes destinos de aventura e gastronomia. Seu nome, bastante memorável, vem de “patagões”, que significa “pés grandes”, apelido dado pelos europeus colonizadores aos nativos da região. É na Patagônia que encontramos uma das rotas mais aclamadas no circuito turístico de Bariloche: a Rota dos Sete Lagos.

Composta oficialmente pelos Rios Lácar, Machónico, Villarino, Falkner, Escondido, Correntoso e Espejo Grande, a Rota dos 7 Lagos também conta com mais 4 lagoas (igualmente interessantes!) pelo caminho: Hermoso, Traful, Espejo Chico e Nahuel Huapi, que tornam a visita ainda mais completa.

A melhor forma de cruzar essa rota é fazendo um trajeto rodoviário, que posibilita contemplar o trecho de estrada que foi eleito o mais bonito do planeta: a Ruta 40.

No norte, o clima é mais moderado; no sul, é sub-antártico, com temperaturas médias de -10ºC – o que torna o cenário ideal para observar a variação de clima durante trekkings, travessias de barco e passeios ao ar livre. Logo abaixo, listamos tudo que você precisa saber sobre cada uma das Lagunas da Rota dos 7 Lagos, com uma surpresa no final!

Nahuel Huapi

É o primeiro lago que pode ser visto ao sair de Bariloche. O lago, que significa “Tigre dos Rios”, é extremamente extenso e chega a 450 metros de profundidade. Além de ter sete ramificações e diversas ilhas, é também a nascente do rio Limay. O lago de 550 quilômetros quadrados faz margem com o Parque Nacional Nahuel Huapi, a área de proteção florestal mais antiga da Argentina, inaugurado em 1934. Sua área reúne a vegetação das florestas tropicais da parte oeste. Animais como raposas e pumas habitam o Parque, e podem ser vistos durante a visitação. Além disso, existe a lenda do monstro do lago: Nahuelito. Já pensou vê-lo em sua visita? Ele não faz parte da rota oficialmente, mas é possível contemplar sua beleza ao rodeá-lo para chegar ao primeiro lago.

Lago Villarino

A poucos quilômetros da entrada no Parque Nacional Nahuel Huapi e mais estreito que os outros largos corpos de água, o Villarino atrai os fãs de corrida e caminhada. Ao seu redor, existe uma trilha bate-volta de cerca de três quilômetros, perfeita para curtir o ar puro da região. 

Laguna Espejo

As águas azuis cristalinas da Laguna Espejo fazem jus ao seu nome de “espelho”. É possível ver o reflexo das árvores e das montanhas na água por diversos mirantes. O complexo ao qual este lago faz parte também forma o Nahuel Huapi e o Lago Espejo Chico. Para visitar o Espejo Chico, é necessário desviar dois quilômetros da rota principal e passar por uma pequena estrada de terra. Ele não faz parte dos sete lagos oficiais, mas vale a visita!

Lago Correntoso

O Correntoso tem as águas mais quentes de toda a região, por isso é um dos mais procurados para banho. Emoldurado por uma cadeia de montanhas, a vista do lago não deixa a desejar. Há vendedores das comidas típicas da região por toda a praia do Correntoso, desde pastelitos até sopaipillas, as deliciosas tortinhas fritas. Não deixe de provar!

Pichi Traful

Ao norte do lago Traful, fica localizado o Pichi Traful. O incrível salto é rodeado por um bosque denso que deixa o lugar com um ar de magia e segredo. Ele se localiza numa bifurcação do lago Traful, então é necessário acessar pela Estrada Nacional 234. É um dos locais mais atraentes para os amantes da pesca esportiva, já que trutas e salmões vivem nesta região. Mas é importante lembrar que é necessário devolver os peixes após a pesca, pois é proibido retirá-los de seu habitat natural.

Laguna Falkner

O Lago Falkner é protegido da ventania pelos enormes morros de pedras negras do Cerro del Buque, sempre rodeada por condores. Uma ampla faixa de areia forma uma praia, compondo um cenário incrível. É considerado um dos pontos mais bonitos de toda a rota – um prato cheio para registrar belas fotos!

Laguna Escondida

Dois quilômetros à frente do Lago Falkner, o Lago Escondido estende-se por 900m. Apesar de ter uma extensão menor, ainda possui uma beleza ímpar! Seu formato é arredondado, que pode ser visto totalmente por um mirante, à esquerda do lago. As águas mansas da Laguna Escondida são alimentadas pelo Pichi Traful.

Laguna Lacar

O Lago Lacar impressiona pelo seu tamanho e pelas águas cristalinas. Cercado pela cordilheira dos Andes, o lago glacial tem mirantes e trilhas para quem quiser contemplar sua beleza. Ele chega até a cidade de San Martín de los Andes, bem no extremo norte da Rota dos Sete Lagos. São 55 quilômetros quadrados de beleza natural extraordinária, ilhas, praias, cachoeiras e assentamentos florestais.

Se você chegou até aqui, é porque a Patagônia está na sua lista de lugares para conhecer em breve! E com certeza não é por acaso: ela é sem dúvidas uma das regiões mais emblemáticas e marcantes da América do Sul, ideal para viajar em grupo ou até mesmo sozinha(o). E por ser uma viagem marcante, repleta de paisagens de tirar o fôlego, um melhor aproveitamento só é possível com o suporte de guias especializados, acompanhando todo o trajeto com dicas úteis e certeiras, além de um roteiro projetado para oferecer a melhor experiência imersiva!

Por isso, vale a pena escolher uma agência de viagens especializada, com mais de 15 anos de experiência em expedições rodoviárias pela América do Sul!

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de Leitura
Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.