DestinosRoteiros

Tour arquitetônico em Buenos Aires: a história da Argentina contada pelas construções

4 Minutos de Leitura

Há quem diga que Buenos Aires é a Paris da América do Sul, por ser um lugar de elegância e enorme diversidade de estilos. A arquitetura da cidade é de encher os olhos de qualquer um. Construções de cerâmica e de barro, com tetos de telha feitos por artesãos que usavam as próprias coxas como molde. A Argentina de arquitetura saudosista, que retorna à época colonial com suas formas clássicas em contraste com os arranha-céus modernos, tira o fôlego de quem se dispõe a conhecer sua história por meio das construções. Vem ver algumas das atrações que a Argentina pode te oferecer com a Livare:

Avenida de Maio

O andar pela cidade em si já é uma aula de história. As poucas construções que restaram do período colonial, do final do século XIX, tinha como objetivo esbanjar riqueza e poder. As torres e cúpulas foram predominantes nessa época. Na Avenida de Maio você vai poder conhecer não apenas a rica arquitetura colonial com influência hispânica, parisiense e italiana, mas também a primeira avenida da América do Sul. Já pensou ir até o lugar que influenciou praticamente todas as formações de cidade do resto do continente? 

A Avenida de Maio se tornou um Lugar Histórico Nacional em 1997, o que significa  que o local é protegido de alterações, publicidades e marquises. Isso porque o valor da rua em seu estado original é muito mais rico culturalmente e historicamente para ser alterado. Ao passar pela Avenida, você estará caminhando pela mesma paisagem que alguém passeou há mais de vinte anos atrás.

Praça de Maio

A Praça de Maio liga a Avenida de Maio com outras avenidas, além de reunir os principais pontos turísticos da cidade ao seu redor, como a Casa Rosada. Antes de ter o nome em homenagem à independência argentina, a praça foi sede de construções diversas durante o período colonial. Em 1580, era bem menor do que é hoje, e era cercada por fortes e capelas jesuítas.

O monumento construído em 1811 em comemoração à Revolução (a Pirâmide de Maio) foi movido para a Praça de Maio no século XX, bem no centro da praça. A construção tem quase 19 metros de altura com uma figura no topo que representa a liberdade. Além de ser importante para a memória da nação, também é um local onde inúmeras manifestações civis acontecem.

A Casa Rosada

Sede do Governo Nacional e Museu Histórico protegido por lei desde 1941, a Casa Rosada é um dos pontos turísticos mais visitados da Argentina. O palácio se encontra no mesmo local onde antes era localizado o Forte de Buenos Aires, por volta de 1580. 

O projeto arquitetônico do local foi feito pelo sueco Carlos Kihlbrg em 1873, com influências do neo-renascimento italiano e francês, e foi diretamente encomendado pelo presidente da época. Assim foi construída a sede dos Correios. Mais tarde, foi construída a sede do governo, que foi incorporada ao edifício dos Correios para se tornar a Casa Rosada que conhecemos hoje.

Catedral Metropolitana

Bem à frente da Praça de Maio, a Livare te leva para conhecer a Catedral Metropolitana, larga e imponente, que um dia foi uma capelinha de barro e madeira. Hoje, a arquitetura da Catedral carrega influências neoclássicas, que a deixa mais parecida com os templos da Grécia antiga do que as clássicas igrejas católicas. Cada coluna simboliza um dos doze apóstolos de Jesus e o ornamento da fachada também representa uma cena bíblica: o encontro de Jacó com seu filho José no Egito.

Os detalhes brilhantes da Catedral declarada Monumento Histórico Nacional também é lar do mausoléu do General San Martín, chefe do Exército Libertador da Argentina, Peru e Equador. É onde, também, que o atual Papa Francisco, rezava suas missas. A catedral tão imponente não carrega apenas significados religiosos exuberantes, mas também é peça fundamental da história da Argentina até os dias de hoje.

Cabildo

Além da Casa Rosada e da Catedral, ao redor da Praça de Maio também fica o Cabildo. O nome é originário da época colonial, na qual um grupo de pessoas que administravam e governavam o município era chamado de Cabildo. Hoje, chama-se de Cabildo o local onde se reuniam os vereadores e o prefeito.

A construção pintada de branca com influências da arquitetura barroca carrega grande parte da história política de Buenos Aires, principalmente para a independência argentina.

Teatro Colón

Construído ao longo de 20 anos com a participação de três arquitetos distintos, o Teatro Colón é reconhecido mundialmente por sua acústica, comparável a renomadas óperas de Paris e Londres. A arquitetura do local é um espetáculo à parte. O teatro tem um estilo eclético, que se tornou marcante durante a época das revoluções industriais. 

A sala principal acomoda 2.478 assentos, sendo possível ter quase 3.000 espectadores de pé e sentados. O lustre de bronze de uma tonelada e sete metros decora o centro da cúpula, embelezando mais ainda os espetáculos. Além de tudo, sua construção permite que os músicos toquem de localizações diferentes para criar efeitos sonoros para o público. De tirar o fôlego, não é?

Planetário Galileu Galilei

Saindo um pouco do eixo da Avenida de Maio e indo para o bairro de Palermo, temos o Planetário que mais parece um disco voador. A cúpula localizada no meio de um parque tem um design extremamente moderno e é perfeito para os fãs de ficção científica e nerds da astronomia. 

O Planetário Galileu Galilei é uma complexa junção de formas geométricas que formam a construção de cinco andares com exposições temporárias e salas interativas com poltronas 4D. Os equipamentos permitem que os corpos estelares possam ser projetados, permitindo que os visitantes participem de um verdadeiro espetáculo. Ele também conta com um acervo de meteoritos, fósseis marinhos e uma rocha lunar, trazida da missão Apollo XI – a missão que levou o homem à lua.

Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de Leitura
Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.