Aventura

Viajar sozinha: dicas para aproveitar sem medo!

4 Minutos de Leitura

Se você é mulher, é muito provável que enfrente alguns medos ao viajar sozinha, entretanto existem maneiras de tornar essa viagem agradável, segura e que te proporcione momentos inesquecíveis! E viajar sem um parceiro, ou a família, não necessariamente significa estar solitária: existem os grupos de viajantes independentes que acabam fazendo diversas companhias durante as aventuras.

mulher sorrindo com machu picchu ao fundo

Isso porque muitas mulheres escolhem fazer excursões e usam de outras formas para aproveitar cada momento com menos preocupações. Afinal, por mais que seu sonho seja conhecer esses novos lugares, as diferentes culturas podem causar medo: será que as ruas são seguras? Corro risco de assédio? Será fácil conseguir ajuda?

Todas essas preocupações são super válidas quando lidamos com uma nova cultura, mas com a segurança de não desrespeitar a nova cultura e as dicas certas, que daremos aqui, você já pode ficar mais tranquila e entrar de cabeça na viagem dos seus sonhos. Prepare sua mala para viagem com neve ou calor, que nós da Livare preparamos este conteúdo para te ajudar a ter uma experiência incrível, segura e inesquecível!

Por que é bom viajar sozinha?

mulher de braços abertos feliz no valle sagrado dos incas

Viajar sozinha não só deixa você mais conectada consigo mesma, mas também permite que faça novas amizades. Liberdade é a palavra que as viajantes independentes mais usam, porque você vai começar a sentir a intensidade dos lugares de uma maneira mais presente e também aproveitará todos os momentos com mais tranquilidade, podendo fazer tudo no seu tempo.

O autoconhecimento faz parte dos benefícios de uma viagem a sós. Unindo essa experiência com visitas a monumentos, belezas naturais, grandes paisagens, cidades diferentes, culturas, artes e pessoas de diferentes personalidades, tudo se torna um aprendizado para a vida!

Essa jornada fica cada vez mais fácil com o tempo e, aos poucos, você se tornará uma viajante solitária que aproveita cada momento. É interessante viajar sozinha para você olhar o mundo com outros pontos de vista a partir do que você conhece e, assim, explorar novos espaços!

Como começar?

Ninguém vai chegar para você com uma fórmula mágica de como viajar sozinha, mas algumas dicas podem auxiliar nessa empreitada, afinal, você mesma quem deve saber se quer ir ou não. Por isso, se você sonha em viajar e o que te impede é o medo de ir sozinha, o primeiro passo é oficializar sua viagem o quanto antes para poder abraçar o mundo enquanto vive experiências – que parecem sonho, mas estão mais perto e reais do que imaginamos.

Seja seu destino na América do Sul ou na Europa, até a Ásia, ou seja, independente de onde você for, o importante é estar confiante e realista com você mesma. Por isso, também é sempre bom fazer o planejamento de sua viagem e evitar transtornos quando chegar no local.

Um exemplo disso é preparar todos os pertences adequados com o clima e a estação de onde estará indo. Assim também as finanças que devem ser planejadas com antecedência e, se possível, planeje levar um valor extra para casos de emergências inesperadas.

Importância de um Seguro de Viagens Internacionais

O Seguro de Viagens é necessário para você ter atendimento garantido em casos de emergências. Com seguros comuns, você consegue o acompanhamento de médicos, hospitais, tratamentos, internações e até remédios. Por isso é fundamental recorrer à esse serviço antes de viajar e garantir ainda mais segurança!

Vale ressaltar que alguns países também exigem o seguro de viagem. Tudo isso você consegue por valores baixos e que te livram de arcar com preços internacionais em hospitais e clínicas, caso precise!

É caro viajar sozinha?

O valor das viagens são muito diferentes e envolve diversos fatores. Se você for com alguém, é possível dividir a viagem e o que for gasto no lugar, por exemplo. Sozinha, os custos são todos seus, mas o planejamento dos gastos também! Se você escolher as melhores formas para viajar, pode economizar bem mais. Uma mostra disso são as excursões e expedições, muito buscadas por quem viaja sem companhia devido à segurança, praticidade e economia.

Escolhendo o lugar certo, principalmente as expedições próximas ao Brasil, como no Chile, considerado o melhor destino de aventura do mundo, ou na Argentina, você vive experiências incríveis e inesquecíveis e que não demandam tanto investimento financeiro se forem planejadas de forma estratégica, uma vez que a conversão das moedas são vantajosas.

senhora em frente ao monumento três marias no deserto do atacama

Por que escolher uma excursão?

As excursões são ótimas para quem tem medo de viajar sozinha e precisa de companhia, porque você terá presença de outras pessoas desde o trajeto até o destino, sem ter dependência delas. Formar laços durante as viagens agrega muito para as vivências pessoais.

Um outro benefício são algumas paradas planejadas para conhecer lugares e ambientes inimagináveis ao longo do caminho, locais quase secretos conhecidos pelas Agências. O foco é a experiência e o maior benefício de ter o cuidado que uma Agência pode proporcionar: desde a segurança até uma programação organizada para incluir o melhor de cada lugar. Viajando com um grupo, você perceberá uma nova forma de viajar sozinha sem abrir mão de boa companhia.

Qual o melhor lugar para viajar sozinha?

mulher sorrindo tirando selfie com menina indígena

Com o mundo na proporção gigantesca de possibilidades de viagem, você pode ficar em dúvida de qual é o melhor para visitar, por isso vá conhecendo aos poucos. Uma excelente opção é começar explorando o Brasil e ao redor da América do Sul, onde existem tantos lugares mágicos.

No próprio Brasil, sabemos da vastidão de oportunidades de viagens: se prefere uma praia que te entrega belezas naturais conservadas e para relaxar o corpo e a mente, indicamos a Ilha do Mel, que fica situada no Paraná. Se você prefere águas doces e quer se aventurar em um dos lugares mais incríveis do país, a dica é Bonito, considerado a Capital do Ecoturismo no Brasil.

Agora é só preparar sua viagem!

mulher com bastão na mão no trekking da montanha do arco-íris

Depois de conferir essas dicas, está na hora de preparar sua viagem! Escolha seu destino, comece os planejamentos e tenha confiança em quem você é; isso te trará mais facilidade para explorar os lugares aonde for e te deixará ainda mais pronta para outras tantas viagens que pode realizar sozinha.

Tomando alguns cuidados e deixando acontecer, aos poucos você se acostuma e estará ajudando outras mulheres a superarem esse medo e a desbravar o mundo!

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
AventuraCuriosidadesDestinos

Machu Picchu: O que você precisa saber antes de viajar

6 Minutos de Leitura
Uma das 7 maravilhas do mundo moderno está na América do Sul e é muito próximo do Brasil: Machu Picchu. Se você,…
Aventura

Viagem de ônibus pela América do Sul: por que você deve experimentar

4 Minutos de Leitura
Você pode pensar que uma viagem de ônibus só traz cansaço. Ou então que viajar de avião é melhor. Mas será que…
Aventura

Viagem em grupo: uma aventura multigeracional pela América do Sul

5 Minutos de Leitura
Você sabe o que é uma viagem multigeracional? O nome pode ser estranho mas é simples. Toda viagem em grupo envolve pessoas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.