Aventura

O que é trekking? Dicas para iniciantes!

7 Minutos de Leitura

Encher os pulmões de ar puro enquanto se admira uma bela paisagem, com aquela sensação gostosa de superação: é isso que buscam os praticantes do trekking, uma modalidade esportiva que tem inúmeros benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. Por ser pouco conhecida, é comum que surjam dúvidas e receios por parte dos iniciantes na arte.

grupo de pessoas fazendo treking em montanha seca

Quer ficar preparado antes do seu primeiro trekking? A Livare conta tudo o que você precisa saber.

O que é trekking?

Trekking é uma jornada feita a pé, que pode ser mais ou menos dificultosa (apesar de ser, em geral, mais difícil que uma trilha, por exemplo). Ocorre em cenários naturais que costumam ser de difícil acesso, como montanhas ou desertos. A motivação predominante é o lazer e a conexão com a natureza, mas há modalidades competitivas que vêm ganhando cada vez mais força.

Aliás, você sabia que palavra “trekking” vem de um termo sul-africano que significa, dentre outras coisas, “migrar”, ou “seguir um longo trilho”? A etimologia do nome define bem a alma desse esporte, que consiste basicamente em cruzar um trecho através da caminhada, superando – e curtindo – os obstáculos do caminho.

Trekking, hiking ou trilha: qual a diferença entre esses termos?

Se você não é do meio, com certeza já usou esses termos como sinônimos – o que faz muito sentido, já que todos envolvem a caminhada e o contato com a natureza de uma maneira ou de outra. Na realidade, existem algumas diferenças entre as três práticas que são especialmente importantes para quem quer começar a fazer trekking. Olha só:

Trekking

O principal fator diferenciador do trekking é a distância percorrida. Você vai ver mais adiante que as distâncias variam de acordo com o tipo de trekking escolhido, mas de maneira geral são percursos mais longos que aqueles percorridos em trilhas, podendo envolver até pernoite durante a aventura! Por causa disso, o trekking também exige uma bagagem mais pesada e expõe os praticantes a terrenos mais isolados, sem muitos confortos característicos das áreas urbanas.

Hiking (ou trilha)

pessoas subindo montanha no deserto do Atacama em dia ensolarado

Hiking é a maneira americana de dizer “trilha“. Essa prática está muito mais ligada ao lazer na natureza, e costuma envolver percursos curtos ou médios em reservas naturais, parques ou arredores rurais. Além de ser mais curto, o percurso também não apresenta tantos desafios físicos, e a pessoa que pratica não precisa se preocupar com equipamentos ou roupa de proteção.

O objetivo não é necessariamente percorrer distâncias, mas aproveitar o cenário natural por um período e logo retornar ao meio urbano.

Tipos de trekking

Existem modalidades de trekking para todas as preferências e níveis de preparo. Elas podem se dividir de acordo com a quantidade de participantes, a distância percorrida ou a intenção, que pode ser competitiva ou não. Saiba um pouco mais sobre cada uma:

  • Trekking organizado: feito por um grupo de 2 ou mais pessoas igualmente experientes.
  • Trekking assistido: guiado por um profissional ou grupo de profissionais que auxilia e direciona um grupo maior de praticantes.
  • Trekking individual: praticado por viajantes mais experientes que realizam percursos sozinhos.
  • Trekking de longa distância: tipo de trekking que envolve acampamento e pernoite durante a jornada. Também é chamado de travessia ou expedição.
  • Trekking de um dia: envolve distâncias um pouco mais curtas que podem ser percorridas em apenas um dia. Por isso, costumam ser realizados relativamente próximos à áreas urbanas.
  • Trekking de velocidade: ou trekking de aventura. Essa modalidade envolve muita competição e o objetivo é passar por diversos pontos pré-definidos no menor tempo possível. A organização da prova escolhe os “checkpoints”, mas o competidor pode definir a melhor maneira de chegar até eles.
  • Trekking de regularidade: outra modalidade competitiva feita por equipes de 3 a 6 integrantes. O percurso é definido previamente, mas os competidores não podem conhecê-lo. A meta não é finalizar primeiro, mas orientar-se e permanece no percurso dentro do período estimado.

Qualquer um pode fazer trekking? É seguro?

Apesar de ser considerado uma atividade física de baixo impacto, já deu pra notar que o trekking tem um certo nível de dificuldade, não é? Superação e aventura fazem parte do pacote, e sem esses fatores a experiência não seria a mesma.

Dito isso, todos podem praticar o trekking desde que considerem bem os limites individuais e escolham o tipo de trekking mais adequado para as suas características. Não vá se jogar logo de cara no trekking de velocidade! Melhor ter calma e testar novas metas aos poucos.

Nossa dica de ouro aos viajantes é sempre optar pelo trekking guiado, em especial com uma equipe de suporte disponível para atuar em caso de emergência. Contar com a experiência de guias preparados pode te deixar muito mais tranquilo para viver sua aventura ao máximo e ver até onde você consegue se superar!

pessoas fazendo trekking em bariloche em dia ensolarado e em dia nublado

Quais são os benefícios do trekking?

Fazer uma atividade física completa em contato com a natureza tem benefícios de diversos tipos. O principal deles está conectado à saúde mental: mover-se e experimentar novos espaços auxilia no combate à ansiedade. Por envolver grupos de indivíduos com interesses semelhantes, também é uma ótima forma de aumentar seu círculo social com interações saudáveis e divertidas.

O corpo também se beneficia! A prática regular da caminhada melhora a capacidade cardiovascular, diminui os níveis de colesterol ruim e previne a perda de massa muscular. Todos esses benefícios combinados aumentam a sensação geral de bem-estar – isso porque ainda nem falamos sobre as histórias incríveis que você vai ter para contar!

Quais equipamentos devo levar?

Os itens necessários mudam muito de acordo com dois fatores: a duração e o terreno do trekking que você vai praticar. Caminhar no deserto e na neve exigem preparações bem diferentes, é claro, mas alguns itens são indispensáveis, não importa a situação. Anote aí:

Mochila

Precisa ser leve e resistente ao mesmo tempo. Seu tamanho dependerá da duração da viagem, mas otimização de espaço e de peso será sempre um fator importante. Conforto é outro elemento indispensável: lembre-se de que sua mochila ficará em contato com o seu corpo em todo o percurso.

Cantil ou bolsa de hidratação

A água é, com certeza, o insumo mais necessário durante a sua jornada. Opte pela opção mais confortável para você, e lembre-se que muito provavelmente precisará reabastecer seu recipiente ao longo do caminho.

Comida

Praticidade é a chave no momento de selecionar os alimentos para sua bagagem. Barras de proteína, snacks secos e comida liofilizada (que pode ser consumida após a adição de água quente, sem perda de nutrientes) são as opções mais compactas e fáceis de preparar. A quantidade varia de acordo com a duração da travessia; para não errar nas medidas, planeje bem cada refeição.

Sapato apropriado (e amaciado!)

A bota de trilha é o calçado mais apropriado para longas caminhadas, mas tenha cuidado! Não se arrisque com uma bota nunca usada antes. Prefira um par “garantido”, que você já saiba como se comporta nos seus pés.

Se você ainda não tem um sapato de caminhada e pretende comprar antes da viagem, utilize-o algumas vezes em caminhadas pela cidade. Isso evitará imprevistos que podem ser bem dolorosos. Meias resistentes e de cano alto também são indispensáveis.

Roupas

Não leve mais que uma muda de roupas para cada dia de jornada. Se a expedição for mais longa que 5 dias, leve menos peças e lave-as no caminho. Opte sempre por roupas de secagem rápida.

Se o seu trekking é na neve, nunca negligencie as roupas apropriadas, que são impermeáveis e oferecem proteção térmica (acredite, umidade nas roupas e temperaturas negativas simplesmente não combinam). Aqui no blog já falamos sobre os itens indispensáveis em uma mala para a neve – vale a pena conferir!

Proteção solar

Usar chapéu, óculos escuros e protetor solar é importante mesmo se o clima estiver nublado. Pode não parecer, mas a incidência constante de raios solares pode minar sua resistência e oferecer riscos sérios, como insolação e desidratação. Não se esqueça de proteger a nuca – essa é uma área que muita gente deixa de fora.

Kit de primeiros socorros

Estar prevenido é sempre bom, e o básico é suficiente: soro fisiológico, curativos autocolantes, gaze, ataduras, álcool e algodão. Analgésico, antitérmico, antibiótico, anti-histamínico e anti-inflamatório também podem te tirar de algumas situações desconfortáveis.

Lanterna e baterias extras

É pouco provável que você cruze com uma tomada no Deserto Atacama, viajante! Sempre indicamos que leve consigo um powerbank poderoso para carregar celular e câmeras fotográficas, além de pilhas extras para sua lanterna.

Itens de higiene (para você e para o planeta)

Lenços umedecidos são um salva-vidas naqueles momentos em que não há como tomar um banho de verdade. Não se esqueça, é claro, de levar seu kit de higiene bucal, papel higiênico e sabonete. Leve também sacos de lixo para recolher todos os resíduos produzidos. Queremos que essas belezas naturais continuem belas e vivas para as próximas gerações de viajantes!

Equipamento para camping

Se o seu trekking envolve camping você precisará de uma barraca, saco de dormir, fogareiro, isolantes térmicos, dentre outros itens. E lembre-se de que cada um deve ser escolhido com sabedoria, pois representam um peso considerável na mochila. Fique ligado que em breve conversaremos apenas sobre itens indispensáveis para acampamento!

Na dúvida, vale a pena consultar seu guia ou operadora de viagens para saber exatamente o que levar. Lembrando que, no trekking, bagagem em excesso pode atrapalhar sua performance. Os profissionais conhecem bem os destinos que você vai visitar e certamente já viram na prática o que é ou não é necessário durante a jornada. casal subindo montanha na argentina com mochila de camping nas costas

E aí, conte pra gente: você já fez trekking? Como foi sua experiência? Deixe sua história nos comentários e contribua com a preparação de quem está sonhando com a primeira expedição, pois vamos adorar te ver por aqui – afinal, a Comunidade Livare é feita de trocas e histórias.

Não perca os posts semanais do blog Livare com dicas de viagem, roteiros e curiosidades sobre a América Latina. Nos vemos na próxima!

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
AventuraCuriosidadesDestinos

Machu Picchu: O que você precisa saber antes de viajar

6 Minutos de Leitura
Uma das 7 maravilhas do mundo moderno está na América do Sul e é muito próximo do Brasil: Machu Picchu. Se você,…
Aventura

Viagem de ônibus pela América do Sul: por que você deve experimentar

4 Minutos de Leitura
Você pode pensar que uma viagem de ônibus só traz cansaço. Ou então que viajar de avião é melhor. Mas será que…
Aventura

Viagem em grupo: uma aventura multigeracional pela América do Sul

5 Minutos de Leitura
Você sabe o que é uma viagem multigeracional? O nome pode ser estranho mas é simples. Toda viagem em grupo envolve pessoas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.