DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de Leitura

Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do país, atrás somente de Buenos Aires. Ela fica na região da Patagônia, na Argentina, fundada em 1957, tendo como capital a cidade de Rio Gallegos. O nome “Santa Cruz” vem da chegada do português Fernando de Magalhães à região em 1520, bem no dia da festa da Santa Cruz. A cidade de Rio Gallegos, capital da província, se tornou cidade em 1921. Antes, em sua fundação em 1885, tinha função de forte militar. A província é também um importante centro de astronomia, graças à sua localização privilegiada para observação do céu noturno. O Observatório Astronômico de Río Gallegos é um dos mais importantes da Argentina. A região é conhecida por suas paisagens naturais incríveis, que incluem montanhas da Cordilheira dos Andes, geleiras, lagos, rios e vastas planícies.

A capital da província de Santa Cruz, Rio Gallegos, é banhada pelo rio com mesmo nome, que desemboca no Oceano Atlântico. É ponto turístico histórico importante para a região inteira, e casa da Catedral de Nossa Senhora de Luján, a Plaza San Martín e o Museu Histórico Regional. Cercada por uma paisagem deslumbrante, com vastas planícies, montanhas e rios, é possível encontrar visitas em balsa por destinos famosos, como o Parque Nacional de Los Glaciares. A cidade é o ponto de partida para visitar a Península Valdés, um Patrimônio Mundial da UNESCO, que abriga diversas espécies de animais.

A porta de entrada para um dos melhores pontos turísticos da Patagônia é a cidade de El Calafate, localizada na margem sul do Lago Argentino. Ela é conhecida por ser a principal base para visitar a geleira Perito Moreno. Além de visitar a geleira, é possível passear de barco pelo lago, visitar o museu dedicado ao estudo dos glaciares, o Glaciarium.

A geleira Perito Moreno é uma das principais atrações turísticas da Patagônia Argentina e é uma das poucas geleiras no mundo que ainda está em expansão. Ela está localizada no Parque Nacional Los Glaciares, na província de Santa Cruz, e foi nomeada em homenagem ao explorador e cientista argentino Francisco Moreno, conhecido como “Perito” Moreno. A geleira tem cerca de 5 km de extensão, com uma altura de até 70 metros acima do nível da água. A sua forma é impressionante, com um tom azul brilhante esplendoroso. É uma das maiores atrações do parque e recebe milhares de visitantes todos os anos.

O Parque Nacional Los Glaciares oferece várias opções de caminhadas para ver a geleira de diferentes ângulos, incluindo uma plataforma de observação a cerca de 400 metros da geleira, onde é possível ver e ouvir o som de blocos de gelo se soltando e caindo na água, um espetáculo! Além disso, os visitantes também podem fazer passeios de barco para se aproximar ainda mais da geleira. É uma atração imperdível!

Outra cidade que vale a pena conhecer é El Chaltén. Pequena e simpática, com apenas 1.627 habitantes, a cidade da província de Santa Cruz é muito procurada por amantes de aventura para caminhadas e escaladas em todos os níveis de habilidade. El Chaltén é considerado por alguns o berço do trekking da região! Ao redor da cidade fica o Parque Nacional Los Glaciares, casa do famoso Monte Fitz Roy (também conhecido como Cerro Chaltén). Essa montanha é um dos cartões postais da Patagônia, ponto mandatório para os alpinistas profissionais e para os amantes de trekking. Vale a pena conhecer sua imensidão de perto.

Outro local marcante da província é o Parque Nacional Torres del Paine é um parque nacional localizado na região chilena da Patagônia, conhecido por suas paisagens impressionantes e diversidade de ecossistemas. Foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1978 e Patrimônio Mundial da UNESCO em 2013. O parque é conhecido por suas famosas Torres del Paine, que são três picos de granito imponentes que se elevam acima do vale. Essas torres são consideradas um dos principais pontos turísticos do parque. O parque possui outras formações geológicas impressionantes, como o Cuernos del Paine, um conjunto de montanhas com formações peculiares, e o Glaciar Grey, um dos principais glaciares do parque.

Entre os animais que habitam o parque estão guanacos, pumas, raposas, condores, entre outros. Há também uma grande variedade de aves que migram para o parque durante o verão austral. Os visitantes do parque podem desfrutar de uma variedade de atividades, como caminhadas, escaladas, passeios de barco, entre outros. Há também várias áreas de acampamento disponíveis para aqueles que desejam passar a noite no parque. 

A província de Santa Cruz é verdadeiramente um destino único que combina paisagens exuberantes e aventuras emocionantes. Além disso, você vai conhecer toda a história da região pelos principais museus da Patagônia. Seja por trilhas, por viagens rodoviárias ou por caminhadas, a natureza intocada da Patagônia vai te receber com paisagens deslumbrantes e um contato com a natureza sem igual. Essa região completa e diversa vai te deixar sem fôlego do começo ao fim!

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…
Destinos

Descubra as maravilhas do Ushuaia, a Tierra del Fuego

4 Minutos de Leitura
A Terra do Fogo, com paisagens místicas de montanhas e glaciares incríveis, está localizada no extremo sul do continente americano. Apesar do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.