Aventura

Viagem em grupo: uma aventura multigeracional pela América do Sul

5 Minutos de Leitura

Você sabe o que é uma viagem multigeracional? O nome pode ser estranho mas é simples. Toda viagem em grupo envolve pessoas diferentes e isso muda totalmente a experiência. Cada uma tem seus gostos, metas, formas de se planejar e, por fim, expectativas em relação à viagem. Parece um problema, mas é uma oportunidade que se tornou tendência para viagens internacionais, ainda mais depois da pandemia.

Família composta por pai mãe filho e filha posando para foto no deserto do atacama

Família de viajantes reúne diferentes gerações

Mas por que saber sobre este tema? Você pode se inspirar a fazer uma grande viagem se conhecer os benefícios que viajar com pessoas diferentes vai te proporcionar. E para te deixar por dentro, nos baseamos em uma pesquisa da Expedia Group realizada em 2018 e no aumento dessa busca após a vacinação para Covid-19 (clique para saber mais sobre como viajar na pandemia).

O que é uma viagem multigeracional?

Viajar em grupo inclui dividir momentos com pessoas de várias idades. E uma viagem multigeracional é justamente isso: uma viagem realizada por pessoas de gerações distintas. Conforme um levantamento da PANROTAS em parceria com a Edelman Brasil, quanto maior a diversidade de pessoas, maior a percepção e troca de experiências.

O desafio de casar visões de mundo e interesses que parecem incompatíveis pode gerar uma série de recompensas incríveis: novas ideias, aprendizados e, principalmente, a aproximação de pessoas. Antes da pandemia, essa vivência já se tornava uma tendência. Mas antes de falar disso, vamos saber mais sobre as gerações?

O que cada geração busca em uma viagem?

Você conhece muitas pessoas de idades diferentes da sua e percebe que os gostos são bem diferentes, não é? Olha só como as coisas mudam de acordo com cada idade:

  • Geração dos Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964): querem viajar com segurança e não se preocupam com o que vão gastar. São 39% das pessoas que vão para o exterior. Gostam de aventuras mais longas, ao ar livre, e de interagir com pessoas mais jovens.
  • Geração X (nascidos entre 1965 e 1979): têm preferência em viajar com a família e curtir com calma. Se preocupam um pouco com preços, mas também com conforto. São pessoas que levam benefícios em conta na hora de escolher a viagem ideal.
  • Millennials (nascidos entre 1980 e 1996): dão valor para as redes sociais na hora de decidir. Gostam de ver conteúdos na internet dos lugares que vão viajar. Também são as pessoas que mais querem curtir a vida e ter bons momentos.
  • Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010): querem viajar de qualquer jeito. Então viajam. E bastante. Gostam também de postar tudo que vivem na viagem.
  • Geração Alfa (nascidos entre 2010 e 2025): são os filhos dos Millennials ou Geração Z. Então são ainda mais conectadas que os pais. São crianças ainda.

Então juntar todos é uma tendência?

Sim! Esse estilo de viagem já vinha em alta antes da pandemia por conta da troca de experiências. Depois dela, então, a tendência ganhou mais força. A explicação é que as pessoas querem se reconectar depois de tanto tempo sem se ver. E não existe ocasião melhor para celebrar o reencontro que em uma viagem. Podem ser pessoas da família ou não: o que os viajantes procuram é celebrar uma nova fase depois do isolamento.

Sendo a viagem em grupo ou família, a proposta desse tipo de experiência é justamente reunir pessoas com perspectivas diferentes. Como tratamos antes, quanto maior a diversidade, maior a riqueza do intercâmbio entre os participantes. Sendo assim, visitar pontos turísticos com pessoas que podem prestar atenção em detalhes diferentes que os seus pode render boas conversas no trajeto. Ou você pode até mesmo aproveitar o aprendizado e a abertura para novidades e construir novas amizades.

Mas como uma viagem em grupo pode reaproximar as pessoas?

Recuperar o tempo perdido. É isso que as pessoas querem. As expectativas para 2022 estão altas para a reabertura de fronteiras e a volta em força do turismo. Afinal, quem não quer voltar a explorar o mundo com segurança?

homem e mulher vestindo colete salva-vidas sorrindo para a câmera em passeio em grupo de barco

Segundo o estudo da Cornell University, viajar é mais que lazer: é um excelente estímulo para o corpo. Você sabia que as viagens diminuem o risco de depressão? Pois é. Depois de dois anos difíceis, ter uma experiência marcante é muito saudável. Afinal, conhecer novos lugares faz nosso corpo produzir vários hormônios de felicidade. Novidades geram endorfina e dopamina, enquanto andar debaixo de sol produz serotonina. Ou seja, viajar é muito saudável.

E para viagens multigeracionais, existe um diferencial: dividir a experiência com pessoas diferentes estimula a produção de oxitocina, o hormônio responsável pela intimidade e laços emocionais. Depois de um ano conturbado, voltar a sentir conexão com outras pessoas é essencial para todas as idades superarem os tempos difíceis.

E para onde fazer uma viagem dessas?

Para você fazer uma viagem em grupo incrível, é bom saber que tipo de viagem está em alta. Viagens de natureza, que privilegiam o ar livre, de aventura, de imersão pela cultura e história, de sustentabilidade e, claro, com família, são tendências para o tempo de pós-pandemia. Nós temos várias dicas de viagem para você curtir tudo isso:

  • Argentina: um dos países mais incríveis da América do Sul, é o lar do terceiro maior deserto de sal do mundo, as Salinas Grandes de Jujuy. Lá você também pode conhecer a linda Montanha de Sete Cores, em Purmamarca, que é uma das únicas montanhas coloridas do mundo. Também é o lar de Buenos Aires, o principal destino de eventos da América do Sul. Portanto, são lugares muito próprios para você estreitar laços com pessoas de outras idades.
  • Chile: o maior destino de aventura do mundo, o Chile é o lar do Deserto do Atacama. De fato, você pode fazer um trekking pelo Valle de La Luna, conhecer os Gêiseres del Tatio e contemplar montanhas e vulcões. Você também pode conhecer lindas praias, como as de Arica. Maneiro, né?
  • Peru: se você procura uma viagem de imersão cultural, o Peru é o seu destino. Isso porque o país é repleto de paisagens naturais fantásticas, povoados fascinantes, sítios arqueológicos e foi o lar do maior império da América do Sul: o império Inca. Machu Picchu é o cartão-postal do turismo do país e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. E lá tem lhamas. E alpacas.
  • Uruguai: as cidades uruguaias são bem ecléticas: têm passeios para todos os gostos. Você pode conhecer cidades históricas, praias incríveis, monumentos famosos e até mesmo cassinos luxuosos. Sendo assim, uma viagem para o Uruguai é um destino perfeito para uma viagem em grupo multigeracional.

Mas será que viagem em grupo é para mim?

Nós da Livare acreditamos que uma experiência de imersão pela América do Sul pode marcar a sua vida. E isso serve para todas as idades. Acima de tudo, qualquer viajante merece uma oportunidade de se reconectar com outras pessoas.

Então que tal planejar a sua viagem de aventura e viver uma grande história para a vida? Se viajar em grupo for para você, a Livare garante seu cuidado e que você tenha uma experiência de alto nível com especialistas no assunto América do Sul. Clique aqui para saber mais.

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
AventuraCuriosidadesDestinos

Machu Picchu: O que você precisa saber antes de viajar

6 Minutos de Leitura
Uma das 7 maravilhas do mundo moderno está na América do Sul e é muito próximo do Brasil: Machu Picchu. Se você,…
Aventura

Viagem de ônibus pela América do Sul: por que você deve experimentar

4 Minutos de Leitura
Você pode pensar que uma viagem de ônibus só traz cansaço. Ou então que viajar de avião é melhor. Mas será que…
AventuraDestinosGastronomiaRoteiros

Deserto do Atacama: roteiro de viagem completo e dicas!

6 Minutos de Leitura
O Chile, o país da aventura, é um dos países mais procurados por estrangeiros para visitação, e seu ponto turístico mais famoso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.