CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura

A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras imponentes. Seu nome evoca imagens de paisagens glaciais deslumbrantes e tem origem em “patagões”, termo cunhado pelos colonizadores europeus para se referir aos nativos da região, cujas pegadas eram notavelmente grandes – devido às botas que usavam para se protegerem do gelo. É um lugar de beleza natural incomparável e lar de uma rica diversidade de flora e fauna. Explorar a Patagônia é uma experiência única e inesquecível, e a origem do nome da região é apenas uma das muitas curiosidades fascinantes que você pode descobrir durante sua viagem.

O território ocupa desde os Lagos Andinos até o arquipélago da Terra do Fogo, dividido entre o Chile e a Argentina. A região tem dois tipos de relevo, que são as estrelas do turismo: os planaltos, que são cortados por rios, e as montanhas, que chegam a 3000 metros de altitude. As montanhas dali fazem parte da Cordilheira dos Andes, e as temperaturas amenas fazem com que a visão dessa área seja de tirar o fôlego em qualquer período do ano. As temperaturas distintas no sul e no norte. Enquanto no norte o clima é mais moderado, o sul é sub-antártico, com temperaturas médias de -10ºC. É a área fora das zonas polares com mais concentração de geleiras.

As maravilhas da natureza da Patagônia são alguns dos maiores atrativos para os turistas que se permitem viver essa experiência única. Suas paisagens impressionantes de montanhas majestosas, lagos cristalinos e glaciares imponentes a tornam um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo. Além dos apreciadores da natureza, quem gosta de uma boa aventura também não fica de lado. É possível fazer trilhas, escaladas, visitar estações de esqui, além de muitas outras atividades ao ar livre.

Uma das principais atrações é a aclamada Ruta 40 é uma estrada que corta o país de norte a sul. Ela é uma das maiores e mais bonitas estradas rodoviárias do mundo inteiro, com mais de 5.000 km de extensão. As paisagens são perfeitas para embelezar os amantes de uma boa roadtrip. Por ela, é possível visitar cerca de 11 províncias e ter visão privilegiada da Cordilheira dos Andes e de vulcões!

Por lá, também é possível conhecer a famosa Rota dos Sete Lagos, ideal para quem tem espírito aventureiro e quer ter memórias lindas de paisagens exuberantes. O trajeto de 110 quilômetros passa por lagos, parques nacionais, cachoeiras e paisagens maravilhosas. A rota passa por San Carlos de Bariloche, uma cidade conhecida por sua arquitetura alpina, gastronomia rica e por suas diversas lojas de chocolate. É sede do Cerro Catedral, o maior centro de esqui da América do Sul. Também é possível conhecer o lago Nahuel Huapi ao sair de Bariloche e aguardar a visita do lendário monstro do lago, Nahuelito.

A rota também passa por Ushuaia, la Tierra del Fuego,  nas costas do Canal de Beagle, e cercada pelos montes Martial e Olivia, da cordilheira dos Andes, pelos belos vales glaciais. A cidade marcada pela cultura dos nativos tem um Parque Nacional maravilhoso, onde é possível ver animais selvagens como castores, raposas e condores, além da vista privilegiada para as montanhas da região. O Passeio de Trem do Fim do Mundo é outra atração turística imperdível em Ushuaia, realizada em um trem histórico que percorre parte da Ferrovia Austral, construída no início do século XX com o objetivo de transportar madeira da região de Tierra del Fuego para outras partes do país. É chamada assim por ser localizada na região mais sul do continente. Legal, não é?

Outra cidade que vale a pena conhecer é El Chaltén. Pequena e simpática, com apenas 1.627 habitantes, a cidade da província de Santa Cruz é muito procurada por amantes de aventura para caminhadas e escaladas em todos os níveis de habilidade. El Chaltén é considerado por alguns o berço do trekking da região! Ao redor da cidade fica o Parque Nacional Los Glaciares, casa do famoso Monte Fitz Roy (também conhecido como Cerro Chaltén). Essa montanha é um dos cartões postais da Patagônia, ponto mandatório para os alpinistas profissionais e para os amantes de trekking. Vale a pena conhecer sua imensidão de perto.

Capital da província de Santa Cruz, Rio Gallegos é banhada pelo rio com mesmo nome, que desemboca no Oceano Atlântico. Contendo muito da história local e regional, a cidade é sede da Catedral de Nossa Senhora de Luján, a Plaza San Martín e o Museu Histórico Regional. Cercada por uma paisagem deslumbrante, com vastas planícies, montanhas e rios, é possível encontrar visitas em balsa pelo Canal de Beagle e destinos famosos como o Parque Nacional de Los Glaciares. A cidade é o ponto de partida para visitar a Península Valdés, um Patrimônio Mundial da UNESCO, que abriga diversas espécies de animais.

Na parte da Patagônia Chilena, se localiza o parque Torres del Paine. São montanhas que, de um lado as superfícies são sobrepostas pela ação da sedimentação, e do outro, as torres de granito atraem alpinistas do mundo todo. Essa cordilheira, independente dos Andes, foi formada ao longo das últimas eras glaciais. Entre as trilhas mais populares, o Circuito W leva os visitantes a muitas das atrações mais populares do parque, incluindo as torres de granito que dão nome ao parque e o Glaciar Grey – com pedaços enormes de gelo de uma cor tão azul que você jamais esquecerá.

Cada um desses lugares é rico e único e pode mostrar como a Patagônia é uma verdadeira joia da América do Sul. De lagos cristalinos a extensas montanhas, a região é imperdível aos amantes da natureza e da aventura. Não deixe de conferir mais sobre os locais da expedição!

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de Leitura
Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do…
Destinos

Descubra as maravilhas do Ushuaia, a Tierra del Fuego

4 Minutos de Leitura
A Terra do Fogo, com paisagens místicas de montanhas e glaciares incríveis, está localizada no extremo sul do continente americano. Apesar do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.