Curiosidades

Como tirar fotos bonitas: fotografia com celular!

5 Minutos de Leitura

Para você saber como tirar fotos bonitas com o celular, já vamos começar este post com uma dica preciosa: deixe sua lente sempre limpa! Muitas vezes a foto sai estranha porque a lente pode estar suja, por isso passe um paninho na lente ou até mesmo limpe com sua blusa. Gostou da dica? Essa é só a primeira, vamos lá!

homem fazendo selfie com machu pichu ao fundo

Quando passamos pelas redes sociais e nos deparamos com aquelas fotos belíssimas de viagens, dá uma vontade imensa de estar no mesmo lugar e até mesmo por um instante fazemos parte daquele instante registrado. Esse é o poder da fotografia, mas claro que não é só isso, pois o objetivo geral das fotografias é registrar um momento para que seja recordado, apresentado, documentado, ou seja, para que não esqueçamos.

Se você acha que não faz fotos bonitas ou não sabe como deixar o momento ainda mais interessante em seu registro, não se preocupe, viajante! Hoje a Livare Viagens vai te dar dicas exclusivas para você poder viajar tranquilamente enquanto faz fotos incríveis com seu celular! Já carregue a bateria do seu aparelho e continue com a gente.

Como tirar fotos bonitas com celular?

Chegou o momento de você aprender a registrar as fotos de sua viagem com celular de maneira prática e eficiente – a rapidez dos celulares em realizar esses registros é mágica, por isso também acompanhe cada detalhe para aproveitar o máximo de ideias possíveis e depois contar com registros encantadores que mostram o que você vivenciou na viagem, algo que fará você voltar no momento toda vez que olhar a fotografia!

Iluminação para fotos perfeitas

mulher com celular ao rosto tirando foto em machu pichu

A iluminação é o fundamento da fotografia, uma vez que só é possível registrar uma foto se houver pelo menos um ponto de luz. Usando isso como exemplo, pense que, para ter uma selfie com seus parceiros de viagem ou uma foto da paisagem bonitas, você precisa de uma iluminação adequada.

De frente para luz

Posicione seu rosto ou o elemento em destaque de frente com o sol ou a luz presente no ambiente, assim, com a luz na mesma direção que o seu foco, você o deixa realçado e equilibrado. A dica é não fazer fotos contra a luz: por exemplo, o sol estar atrás de você. Desse modo, a câmera tende a buscar o foco onde há luz e isso faz com que você fique escurecido, muitas vezes deixando de aparecer.

Essa forma de fotografar pode ser usada, caso queira registrar uma silhueta, que seria o destaque no fundo, enquanto o corpo ou o objeto no primeiro plano fica escuro e seja possível ver apenas o contorno. Se você entendeu um pouco mais sobre a iluminação, então comece a testar as luzes laterais, de cima ou de baixo para ver outras perspectivas nas fotos, mas tome cuidado, porque dependendo da iluminação pode destacar partes indesejadas.

Explore a luz natural

Quando você bate uma foto de baixo ou de cima, as sombras aparecem mais, o que pode deixar olheiras e expressões faciais em destaque, no caso das selfies. Por isso os melhores horários para tirar foto são quando o sol se encontra na mesma direção de seus olhos ou até mais baixo. A cor que o sol deixa no ambiente também é linda e pode ser muito bem aproveitada dependendo do lugar e do objetivo – nada como uma foto de paisagem ao pôr do sol, não é?!

Teste os horários que o sol deixa sua foto mais bonita e, quando for viajar, você saberá os melhores momentos dessa luz natural tão bela!

Regra dos terços

mão segurando celular enquanto tira foto de floresta

Existe essa função em praticamente todos os smartphones atuais, o que auxilia muito no registro: a regra dos terços se define em linhas, que podem ser imaginárias ou aparecerem na tela, que dividem a foto em 3 partes. Nessas três partes, existem 9 quadros, os quais delimitam os espaços para você conseguir alinhar o elemento em foco.

Os pontos em que cada quadro se encontra são conhecidos como pontos de convergência e é neles que precisam estar posicionados sorrisos, olhos, pessoas, monumentos e o que precisa estar em destaque. Isso porque são os pontos que as pessoas tendem a olhar primeiro e, alinhando corretamente sua fotografia com a regra dos terços, sua foto fica ainda mais harmonizada.

Eles também podem estar presentes nas selfies, e é aqui que você pode encaixar seus olhos nos três primeiros quadros, enquanto o nariz e a boca podem estar nos 3 quadros da segunda camada. A última linha de quadros pode ficar o queixo e o pescoço. Fazendo isso, você proporciona um equilíbrio em sua foto!

Teste seus melhores ângulos para tirar fotos bonitas

Depois de aprender essas dicas mais técnicas, está na hora de ousar, por isso já se prepare antes de viajar. Faça várias poses em frente ao espelho e vá testando seus melhores ângulos. Além disso, nesses teste você pode ir registrando fotos para também ver como se posicionar quando alguém for tirar uma foto sua em uma paisagem linda, ou com aquele monumento engraçado.

Agora você precisa baixar um bom aplicativo de edição de fotos para te ajudar na pós produção – claro que se a beleza do lugar que você estiver já detalhar bem o que você quer passar, nem precisa gastar tanto tempo nessas edições. Mas se você tiver um tempinho extra, otimize a iluminação na edição, balanceando o realce, as sombras, exposição, contraste e saturação.

Não existem regras para a edição, por isso você também pode testar sem medo e ver o que cai melhor com a foto que você tirou. Ouse e aprenda com cada registro, faça quantas fotos forem necessárias para deixar o seu momento ainda mais memorável.

A fotografia antes do celular

Até um tempo atrás, as câmeras analógicas e digitais eram as responsáveis por realizar fotografias ao redor do mundo. Existiam diversos modelos com diversas funções, das mais amadoras até as mais profissionais, e elas desempenhavam esse papel tão fundamental para a história da humanidade, que é o registro fotográfico!

Ainda hoje, diversas câmeras fotográficas continuam se atualizando com tecnologias avançadas e tantas outras funções inusitadas. Esse mercado continua muito forte nos dias atuais, porém os celulares com câmera começaram, aos poucos, ocupando esse espaço devido à sua praticidade.

A fotografia com celular

Com a chegada dos celulares, aos poucos, as tecnologias e os investimentos se direcionaram a esses aparelhos e os tornaram cheios de funções, das mais básicas até as mais avançadas. Segundo dados da Agência Brasil, só no nosso país, 79,3% dos brasileiros com 10 anos ou mais possuem aparelho celular, e esse número aumenta a cada ano.

Com esses grandes números de usuários, as empresas de smartphones começaram a investir pesado na entrega de qualidade, nas câmeras e nas outras funções. Por isso a maioria dos aparelhos que são vendidos hoje possuem câmeras de altas resoluções.

Com essas dicas, agora você pode conhecer diversos locais e ter fotos inesquecíveis para você se recordar não só do seu destino, mas da experiência de toda viagem. Esperamos que você tenha gostado dessas dicas e te esperamos no próximo post! Até mais!

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…
CuriosidadesDestinosInternacionaisRoteiros

Tour astronômico no Deserto do Atacama: a experiência que te leva para fora da Terra

3 Minutos de Leitura
Você já imaginou olhar para o céu a olho nu e poder enxergar a Via Láctea? Dentro dos grandes centros urbanos, é…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.