Curiosidades

América do Sul precisa de passaporte? Saiba como funciona!

3 Minutos de Leitura

Será que América do Sul precisa de passaporte para viajar? Muitas dúvidas surgem sobre a documentação ao viajar pelo continente. Nós sabemos de tantas possibilidades de viagens ao redor dessa região tão rica em belezas naturais e com destinos imperdíveis. Mas será mesmo que é necessário levar passaporte ou RG para conseguir entrar nesses países?

mão segurando documento registro geral em frente a machu picchu

Se você não tem passaporte, sabe que essas burocracias precisam de um certo tempo para serem resolvidas, visto que demandam até um custo extra. A Livare Viagens, pensando nessas dúvidas, separou essas informações para tirar suas dúvidas, e depois você poderá conferir seu destino sem preocupações.

Precisa de passaporte para viajar pela América Do Sul?

Desde 1991 temos o Mercosul, o qual integrava 5 países, Brasil, Argentina, Venezuela, Paraguai e Uruguai, porém, atualmente, essa união se expandiu, incluindo também Estados Associados , Colômbia, Chile, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Peru. Esse grupo de países permite a circulação de seus cidadãos, que podem visitar um ao outro sem necessitar de passaporte.

bandeiras do mercosul, brasil, argentina, paraguai, uruguai e venezuela

É importante ressaltar que, por diversos anos, as normas do Mercosul foram se atualizando, trazendo mais possibilidades de transações e, hoje, o único documento necessário é o RG. Ele precisa estar em boas condições, e não há necessidade do passaporte para encontrar e visitar esses lugares acessíveis, próximos do Brasil, com vários pontos turísticos, cidades lindas, entre outras características marcantes da América do Sul, que você pode conhecer de maneiras simples.

mulher de costas admirando valle de la luna deserto atacama

Como verificar o estado do RG?

Primeiro, certifique-se de sua foto está atualizada, até porque as fotografias de criança podem não deixar claro que a pessoa é realmente você, além também da condição do RG físico, se apresentar rasgos ou manchas que dificultem a leitura das informações, também se torna um fator que pode impedir sua entrada no país. O seu RG deve ter até 10 anos da data de emissão para ser considerado apto para uso.

ilustração na esquerda de mão segurando documento válido na direita mão segurando documento irregular

Na dúvida, faça sua atualização do documento, que pode ser feita pelo SSP, que é a Secretaria de Segurança Pública. Também é possível entrar em contato com a Polícia Civil de seu Estado, com isso você pode ter sua informações e fotos atualizadas.

Viagem para a América do Sul aceita Carteira de Motorista?

Não aceitam carteira de motorista para viajar pela América do Sul, porém se você decidir dirigir no país escolhido, poderá usá-la para esse fim. Os países que aceitam a CNH brasileira são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A única pedida é que tenha o PID, ou seja, a CNH traduzida em 7 idiomas. Para tirar o PID, entre em contato com o Detran de seu estado.

Para entrar na América do Sul você precisa levar seu RG ou o próprio passaporte, porém o RG também precisará ter sido emitido em menos de 10 anos. Essa característica de que ele necessita ter esse tempo emitido não é um fato concreto que todos os lugares analisam, pois vai depender inteiramente de quem será a pessoa que te atender na transição de países. Mas por via das dúvidas, deixe seu RG sempre atualizado para evitar possíveis dores de cabeça.

Posso levar passaporte para a América do Sul?

passaporte para viajar pela América do Sul sobre mapa

Assim como mencionado, não há necessidade de levar o passaporte se o seu RG estiver bem conservado e com as informações atualizadas, porém se decidir levar o passaporte, é importante que o documento esteja com um distanciamento de até 06 meses da data de retorno da viagem.

A dica é ter seus documentos em mãos e todos atualizados, pois é muito mais seguro. Se você levar seu passaporte e o RG, vai usar o passaporte para entrar no país e depois não terá mais necessidade de andar com ele, então mantenha ele bem guardado e use apenas o RG nos seus passeios pelo país, isso já será o suficiente.

Por quanto tempo pode ficar na América do Sul com o RG?

Seja para uma viagem a Machu Picchu, ou até na Argentina, você pode ficar na América do Sul por até 90 dias como visitante, com exceção da Bolívia, que tem uma máxima de até 30 dias, e na Colômbia por até 180 dias.

Um recado super importante: guarde o ticket de imigração, o qual você recebe assim que chegar ao país, como comprovação de que está transitando por ele. Assim que for embora, você o entrega como garantia de que saiu do lugar.

Dicas extras para viajar para a América do Sul

mulher loira com touca de costas andando por loja de artesanato peruano

Tenha sempre um seguro de vida e de viagem, até porque nunca sabemos quando imprevistos podem acontecer. Tenha o seu destino planejado, então faça seus planos antes de chegar no país escolhido. Também aprenda a tirar boas fotos com o celular, para carregar apenas esse aparelho pequeno que pode realizar diversas fotografias incríveis fazendo você relembrar depois de cada momento com ainda mais carinho!

Agora que você descobriu sobre o passaporte e documentos necessários para conhecer a América do Sul, planeje sua viagem com a Livare Viagens e escolha seus destinos com ainda mais segurança!

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…
CuriosidadesDestinosInternacionaisRoteiros

Tour astronômico no Deserto do Atacama: a experiência que te leva para fora da Terra

3 Minutos de Leitura
Você já imaginou olhar para o céu a olho nu e poder enxergar a Via Láctea? Dentro dos grandes centros urbanos, é…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.