A ILHA DO MEL É PATRIMÔNIO NATURAL MUNDIAL DESDE 1999
Curiosidades Destinos Nacionais

A Ilha do Mel é Patrimônio Natural Mundial desde 1999

Localizada na Baía de Paranaguá, a Ilha do Mel é Patrimônio Natural Mundial e exemplo de Preservação Ambiental. Um dos principais destinos no Paraná, ideal para quem busca um passeio mais sossegado, assim como para relaxar longe da cidade grande e da movimentação. Muitos reconhecem a Ilha do Mel por ser um paraíso ecológico e rodeado por muita natureza. A ilha fica aproximadamente a 114 km da cidade de Curitiba, capital do Paraná, e está dentro do perímetro estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma área de alta prioridade para conservação. ilha do mel patrimônioCréditos: Livare Viagens

Em 1991, a Ilha do Mel passou a fazer parte de um trecho da Mata Atlântica que foi declarado, pela Unesco, como Reserva da Biosfera; e em 1999, a Ilha foi oficialmente declarada Patrimônio Natural Mundial.

A Ilha tem em sua área um total de 2.700 hectares composta pela sua área de ocupação e pela restinga e Floresta Atlântica, que são destinadas para preservar integralmente toda a fauna e flora, representada por 66% da diversidade do Paraná; a estação ecológica ocupa 2240 hectares e é destinada a preservar o meio ambiente, além de ser proibido a entrada nessa área; já na área da Reserva Natural o espaço total é de 345 hectares e é permitido que haja trilhas, porém não podem atrapalhar e afetar a paisagem; e, por último, a zona de ocupação da Ilha é de 120 hectares. 

Garanta aqui sua reserva para conhecer a Ilha do Mel

ilha do mel patrimônio
Créditos: Livare Viagens
ilha do mel patrimônio
Créditos: Livare Viagens

Um dos maiores exemplos brasileiros de Preservação Ambiental, a Ilha do Mel tem mais de 90% de sua área total preservada. Na região, não é possível se locomover de carro e moto, somente à pé, de bicicleta ou realizando passeios de barco. Uma das recomendações a quem visita o destino é que todo lixo produzido e acumulado, caso não possa ser reaproveitado ou reciclado, seja levado de volta no barco até o continente. A Ilha é composta por 3 comunidades: Fortaleza, Brasília e Encantadas. Em 1988, foi instaurado geradores de energia elétrica e, por conta disso, até hoje existem preocupações em torno da preservação da ilha. Por ter aproximadamente 90% de sua área como preservação ambiental, a Ilha garante que o ar seja natural do local.

Créditos: Livare Viagens

Uma das grande riquezas brasileiras, sem dúvidas, é a Ilha do Mel, que além de proporcionar aventura, descanso, diversão e muito conhecimento histórico, a região oferece muito contato com a natureza e com um ambiente puro e natural. Não é à toa que recebeu o reconhecimento de Patrimônio Natural Mundial.

Garanta aqui sua reserva para conhecer a Ilha do Mel

Confie a sua experiência numa Agência especialista em viagens e expedições na América do Sul  – Livare Viagens. Para mais informações, clique aqui!


Tudo sobre nossos pacotes e destinos







Siga no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Reserve agora mesmo!