DestinosRoteiros

Salar de Uyuni: roteiro de viagem pra você aproveitar tudo!

6 Minutos de Leitura

O Salar de Uyuni é, sem dúvidas, uma das obras da natureza mais incríveis da América do Sul, e caso você decida conhecê-lo, saiba que vai se deparar com paisagens exuberantes de tirar o fôlego.

paisagem salar de uyuni na bolivia vista do céu

Aliás, fôlego é algo que você vai precisar para visitar o deserto de sal, principal atrativo deste destino, afinal, estamos falando de uma cidade boliviana, onde a grande altitude e ar rarefeito nos traz a sensação de cansaço mais rapidamente, bem diferente do clima da maioria das cidades brasileiras.

Mas calma! Isso não significa que você precisa ser um atleta para visitar essa maravilha da natureza. Elaborando um bom roteiro de viagem e se preparando um pouco, com certeza você poderá fazer passeios inesquecíveis e viver uma experiência única. Confira as dicas que a Livare Viagens preparou pra você!

Qual a melhor época para visitar o Salar de Uyuni?

mulher caminhando com roupa etnica no salar de uyuni bolivia

Se você está se planejando para viajar ao Salar de Uyuni, saiba que as visitas são permitidas durante todo o ano, e a região recebe muitos turistas durante todas as épocas.

O que você deve saber é que estará indo para uma região que faz frio quase o ano inteiro. Sim, independente da estação do ano em que decidir ir para lá, prepara-se para lidar com as baixas temperaturas, principalmente à noite, quando as temperaturas chegam facilmente abaixo de zero.

Claro que, se decidir ir para Uyuni no inverno, você pode enfrentar dias de frio ainda mais intensos que talvez nunca tenha enfrentado no Brasil, por exemplo.

Portanto, leve casacos e calças especiais para frio extremo, gorros de lã, luvas e óculos de proteção, pois você vai precisar, já que a temperatura pode chegar próxima de até 10 graus abaixo de zero nos dias mais gelados do ano.

Roteiro de viagens em Uyuni: melhores pontos turísticos!

céu refletido no salar de uyuni Bolívia

Como já falamos, o principal motivo para que os viajantes decidam visitar Uyuni é o famoso deserto de sal que é, sem dúvida, uma paisagem única no planeta.

Localizado a pouco mais de 600 quilômetros de La Paz, capital da Bolívia, o Salar de Uyuni possui mais de doze mil quilômetros quadrados de extensão e altitude de 3,6 mil metros. Estima-se que há mais de 60 bilhões de toneladas de sal neste incrível deserto, com a presença de minerais como lítio, potássio e magnésio. Ou seja, é realmente um destino diferente de todos que você visitou na vida.

Mas antes de decidir ir para lá, é importante que você entenda que não é uma viagem tranquila e cheia de confortos. É provável que você enfrente algumas dificuldades, como banho gelado no final do dia no hotel que estiver hospedado, já que a energia elétrica fica disponível somente até as 21h, passar algumas horas em um assento apertado nos carros dos guias turísticos e alguns contratempos que podem acontecer em qualquer viagem.

Mas se esses fatores não são problemas para você e já está acostumado a viajar por destinos da América do Sul, você vai tirar de letra. Mas não se arrisque neste destino com a cara e a coragem, saiba que você vai precisar de ajuda.

Contrate um guia turístico

O Salar de Uyuni não é um local que você conseguirá visitar facilmente sozinho. O mais indicado é sempre contratar guias turísticos locais, que já conhecem bem os trajetos e percalços da região. Assim, você estará mais seguro e terá mais confiança nos itinerário que irá realizar para conhecer as atrações turísticas de Uyuni.

Lá, existem diversas agências em que você encontrará facilmente esse tipo de serviço para te guiar na sua viagem.

Não se esqueça: hidrata-se muito bem durante a viagem!

casal de turistas brincando com perspectiva na foto homem segurando garrafa de água

Essa dica é válida para qualquer destino que você decida visitar, mas em Uyuni você deve dar uma atenção especial para sua hidratação. Como você estará constantemente se movimentando quando visitar os pontos turísticos em um ar rarefeito devido à alta altitude da região, você precisará beber bastante água para respirar melhor.

A água é muito importante, mas dê também uma atenção especial a sua pele, afinal, estamos falando de uma atmosfera naturalmente mais seca, devido aos fortes ventos e ao próprio sal abundante da região. Por isso, não se esqueça de levar protetor solar, protetor labial e cremes hidratantes para cuidar da hidratação como um todo.

Faça refeições balanceadas e tenha sempre um snack no bolso

Assim como beber água é muito importante, cuidar da alimentação também é fundamental para que você possa aproveitar a viagem da melhor maneira possível. Por isso, dê preferência para alimentos mais saudáveis e não encha muito a barriga para andar pelos pontos turísticos de Uyuni.

Outra dica válida é sempre ter um snack a disposição, como uma barrinha de cereal ou pacote de amendoim, visto que pode demorar um pouco mais de tempo entre uma refeição e outra devido ao tempo dos passeios. Então, esteja preparado para quando bater aquela fome.

Quais são as principais atrações Uyuni?

salar de uyuni ao entardecer

Com certeza, o principal motivo para os viajantes irem para Uyuni é apreciar as incríveis belezas naturais da região. O Salar de Uyuni é o principal atrativo, mas também existem atrações que você não pode deixar de fora do seu roteiro. Confira abaixo!

O famoso Cemitério de Trens

cemiterio de trens salar de uyuni bolivia

Um dos locais mais famosos de Uyuni é o Cemitério de Trens, uma área cheia de vagões abandonados e enferrujados pela ação do tempo. Este ponto turístico desperta a curiosidade dos turistas e rende fotos incríveis. Não dá pra deixar esse passeio de fora do seu roteiro!

Que tal se hospedar em um hotel de sal?

Sim, esta é uma possibilidade real em Uyuni, já que na região existem os famosos hotéis feitos majoritariamente de sal, desde as paredes até os móveis.

Alguns têm um custo elevado para passar a noite, já que oferecem serviço de luxo, mas se você tiver preparado financeiramente, saiba que a experiência vale a pena. O mais famoso já foi o Playa Blanca, que já foi desativado e atualmente é mantido como um museu.

Conheça os Gêiseres Sol de Mañana

geiseres sol de la manana salar de uyuni bolivia

Outra maravilha de Uyuni são os Gêiseres Sol de Manãna. Como o próprio nome já sugere, é uma região onde estão localizados diversos gêiseres, que liberam vapor e água quente, principalmente nas primeiras horas da manhã.

Uma ilha no meio do deserto: conheça a Isla Incahuasi!

mulher ao lado de cactos gigantes na isla incahuasi no salar de uyuni bolivia

Esta é uma ilha famosa na região por estar localizada exatamente no meio do Salar de Uyuni. É um local muito curioso que, sem dúvidas, vale a pena conhecer. A ilha é coberta por enormes cactos centenários e oferece uma vista panorâmica do deserto branco que rende fotos memoráveis.

Laguna Blanca e Laguna Verde

São enormes lagoas próximas que oferecem um visual exuberante. E como você deve imaginar, uma é branca porque reflete o sol de uma maneira surpreendente, enquanto a outra oferece um tom de verde que lembra as águas de ilhas tropicais como as do Caribe.

Conheça também a Laguna Colorada

Em tons vermelhos e rosados, essa lagoa atrai vários flamingos ao longo do ano, que deixam essa atração ainda mais curiosa. Sem dúvidas, vale a visita.

Não deixe de conhecer a Praça das Bandeiras!

mulher contemplando bandeiras dos paises no salar de uyuni

Um verdadeiro cartão postal da cidade, a praça leva esse nome por ter bandeiras de vários países e também de alguns times de futebol, que foram fincadas por turistas que passaram por ali. Com certeza, você passará por ela, já que ela fica no meio do Salar.

Salar de Uyuni: uma experiência única!

céu refletido no salar de uyuni bolívia com carro

É óbvio que não poderíamos terminar a nossa lista sem falar do deserto mais surpreendente do planeta. O Salar foi um espetacular acaso da natureza que se transforma ao longo dos anos, formando paisagens verdadeiramente únicas.

Em algumas épocas do ano, o deserto se transforma em um imenso espelho que reflete o céu, formando uma atmosfera digna de cinema. Recomendamos que você leve uma boa câmera ou smartphone com a bateria cheia, afinal, você terá uma oportunidade única de eternizar esse momento em fotografias verdadeiramente incríveis.

E aí, preparado para encarar esta aventura?

Gostou deste post? Leia também o nosso post sobre qual é a melhor época para fazer a expedição na Argentina, Chile e Peru e veja como elaborar um roteiro para viajar por toda a América do Sul. E, se precisar de uma empresa confiável para te ajudar a realizar essa viagem, conte a Livare Viagens!

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de Leitura
Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.