DestinosRoteiros

Conheça o Vale Sagrado dos Incas: como viviam os povos das cidades históricas ao redor de Cusco

3 Minutos de Leitura

O Vale Sagrado dos Incas, nos andes peruanos, é um dos destinos mais importantes da América do Sul. Localizado entre Cusco e Machu Picchu, o vale é composto por diversos vilarejos pequenos ricos em tradição e cultura. Repletos de sítios arqueológicos e envoltos por montanhas, seus cenários deslumbrantes somados à cultura tradicional inca fazem do local um famoso ponto turístico.

A região contemplada por Cusco é roteiro de viajantes que buscam se aventurar pela natureza selvagem e história riquíssima, características fortes do Peru, que fizeram dele o melhor destino cultural do mundo. Mas por que o Vale Sagrado dos Incas tem esse nome? Confira neste artigo do blog da Livare Viagens os motivos pelos quais vale a pena conhecer esse destino.

O que é e onde está localizado o Vale Sagrado dos Incas?

O vale abriga cidades tradicionais desde antes da colonização, como a comunidade Maras. Pisac, Ollantaytambo e Chinchero são alguns exemplos das cidadelas construídas pelos incas. 

Localizado na província de Urubamba, em Cusco, o vale tem esse nome por ser considerado sagrado pelos incas, uma vez que seu extenso território tinha como produção principal a agricultura. Os principais cultivos eram de milho, batata, quinoa e as folhas de coca, considerada uma planta divina pelos moradores locais.

Para conhecer o Vale Sagrado dos Incas, você pode ir de carro ou ônibus para Urubamba e de lá, se deslocar para as outras cidades da região. Esse trajeto também é possível realizar de trem, terminando em Machu Picchu, outro ponto turístico mundialmente famoso onde falamos um pouco mais neste artigo do nosso blog.

Qual é a história dos povos Incas ao redor de Cusco?

Viajar para o Vale Sagrado dos Incas é uma verdadeira imersão histórica. O vale foi habitado anteriormente por pequenas comunidades andinas até ser conquistado pelos incas, sob comando do imperador Pachacutec, entre 1438 e 1471. Nesse período, importantes construções e templos foram levantados para que os habitantes vivessem por lá. 

Nessa época em que foram construídas as escadarias e vales para o plantio dos alimentos consumidos no local – cenário muito famoso do vale. A altitude e o clima contribuíram muito para o cultivo. Com a chegada dos espanhóis, os principais templos foram destruídos e substituídos por igrejas cristãs. Porém, hoje muitos sítios arqueológicos incas ainda podem ser visitados e admirados por suas arquiteturas únicas.

Além da agricultura praticada, o Vale Sagrado possuía um propósito astrológico, onde se estudavam os astros. Todo o cenário, contemplado pelas montanhas e pelo Rio Urubamba, que corta a região, era sagrado para os incas e é admirado por qualquer um que visita. A energia de estar nesse ambiente é única!

O que fazer na região de Cusco hoje em dia?

Como você já deve saber, o Peru possui uma vasta cultura recheada de história, gastronomia e aventura. Confira os principais destinos do Vale Sagrado dos Incas.

Pisac: o vilarejo revela a potência da engenharia da civilização, com suas construções repletas de escadarias, muros e corredores de pedra. Pisac também é uma importante fonte de alimentos devido à agricultura praticada no local. Aproveite para conhecer a famosa Feira de Pisac, um mercado tradicional a céu aberto recheado de artesanatos andinos.

Moray: ao viajar para Cusco, não deixe de conhecer as Salinas de Maras e as piscinas salgadas de Moray, uma verdadeira imersão peruana. Os cenários são de tirar o fôlego e por isso é muito procurado por turistas que vão até a região.

Ollantaytambo: o complexo arqueológico conta com as escadarias sobre as montanhas que revelam o verdadeiro avanço dos povos antigos que ali viviam. 

Todas as estruturas mostram o quanto os antepassados eram muito desenvolvidos na arquitetura e agricultura. 

Dicas para sua visita até o Vale Sagrado dos Incas

  • Leve um poncho de chuva. Por ter um clima temperado, dependendo da época que você escolher para viajar para o Vale, podem ocorrer chuvas. Os meses mais chuvosos são entre janeiro e março.
  • Adquira seu Bilhete Turístico com antecedência. Esse ticket deve ser comprado no local e inclui as principais atrações do vale.
  • Vá com um pacote turístico de uma agência de confiança. É sempre importante ter o respaldo de uma empresa de viagens que te auxiliará no câmbio da moeda, na contratação de um seguro viagem e a tirar todas as suas dúvidas sobre o destino.

Por isso, conte com a Livare Viagens! Nós somos especialistas em excursões pela América do Sul, sempre selecionando os melhores passeios e pontos turísticos para você conhecer o que há de melhor do nosso continente.

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de Leitura
Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.