Planejamento

Como viajar na pandemia pela América do Sul: o que você precisa saber

6 Minutos de Leitura

Você tem dúvidas sobre como viajar na pandemia? Muitas mudanças provocadas pela Covid-19 vieram para ficar. Já outras medidas podem mudar com frequência para evitar a contaminação. Mas tenha calma, reunimos uma série de informações essenciais para você ficar por dentro do assunto e programar sua viagem com segurança!

A palavra “cautela” deve servir como um mantra antes, durante e depois da viagem: o período de pandemia ainda não acabou e as medidas de proteção devem ser seguidas durante a sua expedição. É importante se preparar com antecedência para evitar qualquer imprevisto e não ter dor de cabeça no momento de viver o seu maior sonho.

três mulheres de máscara revisando documentação para viajar na pandemia

Como se preparar para viajar na pandemia?

É preciso ter em mente que para a viagem ser segura é preciso ter disciplina. Saber os protocolos básicos de distanciamento social e usar máscaras com costume é só o começo da sua preparação. Os primeiros cuidados devem ser pensados e praticados com antecedência.

O primeiro passo essencial é que você conheça as exigências de cada destino: obrigatoriedade de vacinação, cumprimento de quarentena, testagem, contratação de seguro viagem, dentre outras condições que podem ou não ser exigidas para entrar no país destino. Continue lendo para saber mais sobre as exigências de cada destino.

Antes de viajar, você precisa garantir boa saúde. A princípio, é preciso evitar aglomerações, fazer o uso de máscaras e cuidar da higiene pessoal para manter a sua saúde e a de outras pessoas em boas condições. É preciso certificar-se de que não esteja com sintomas como febre, tosse, falta de ar e dores na garganta.

 

Mas antes, é preciso ter esquema vacinal completo?

A certificação do esquema de vacinação pode ou não ser obrigatória a depender do destino da sua viagem. Na América do Sul, para entrar na Argentina, Chile e Peru, é preciso comprovar a imunização à Covid-19 para passar pelas fronteiras. Tenha em mãos seu comprovante de vacinação.

 

O “Conecte SUS” serve para viajar na pandemia?

Sim, o aplicativo dispõe de todos os dados a respeito do seu esquema vacinal e serve como documento oficial. Você pode baixar o aplicativo “Conecte SUS” (disponível para Android e iOS) ou acessar o site para obter seu comprovante de vacinação digital. Para emitir o comprovante, você deve criar uma conta com seus dados no gov.br .

 

Para que serve o “Seguro Viagem”?

O Seguro Viagem funciona de forma similar a um plano de saúde, mas com validade apenas para o período da sua viagem. Com o serviço, você garante cobertura médica, indenização por extravio de bagagem e diversas outras seguranças previstas no contrato. É obrigatório para entrar na Argentina, Chile e Uruguai e você deve contratar serviços com cobertura à Covid-19.

 

É preciso fazer Teste PCR-RT antes de viajar?

Isso depende do destino. O teste PCR-RT (NAAT) com resultado negativo deve ser feito em até 72 horas antes de partir para os países que o exigem. O teste é obrigatório para viajar para o Chile e Uruguai. Enquanto isso, a Argentina e o Peru não exigem o teste para pessoas que comprovarem o esquema vacinal completo.

Com estes cuidados prévios, você tem tudo para começar a sua expedição de forma segura, evitar dor de cabeça e minimizar os riscos durante a viagem dos seus sonhos. Confira mais informações sobre o que você deve preparar para a sua viagem a seguir.

 

O que levar na viagem?

A pandemia também criou uma nova necessidade em relação à bagagem: fácil acesso a pertences de higiene e proteção para Covid-19. Garanta ter uma bagagem de mão com frasco de álcool em gel, máscaras reservas de modelos PFF2 sem válvula ou N95 (é preciso substituir a máscara por uma limpa a cada 3 horas), squeeze de água para uso pessoal e sacos plásticos para guardar máscaras usadas.

Além disso, é preciso portar sua documentação referente à pandemia. Confirme portar o comprovante de vacinação, o aplicativo “Conecte SUS” no celular e também sua documentação convencional de viagem (RG com menos de 10 anos de expedição e passaporte opcional).

 

Como se comportar ao longo da viagem?

Seja em nossas expedições rodoviárias ou pacotes aéreos para Machu Picchu, você deve se comprometer com alguns cuidados ao longo da viagem. É estritamente proibido se alimentar dentro dos veículos, seja ônibus ou avião. Também não é permitido retirar a máscara (exceto para se hidratar com garrafa ou squeeze de uso individual).

Use máscara o tempo todo na viagem, além de levar máscaras reservas. As máscaras não podem ter válvulas ou aberturas e devem ser, obrigatoriamente, dos modelos PFF2 ou N95 (caso contrário, as fronteiras e companhias aéreas e rodoviárias não deixaram você seguir viagem).

Além disso, o uso de álcool em gel 70% deve ser constante para higienizar as mãos, limpar superfícies e objetos pessoais. Cada passageiro deve portar o próprio frasco de álcool em gel a fim de evitar trocas e garantir uma maior segurança de todos. Ter sempre acesso aos produtos de higiene, inclusive nos passeios, é essencial para a segurança dos viajantes.

O Ministério da Saúde e a Anvisa recomendam os seguintes cuidados gerais: evitar ao máximo tocar olhos, nariz, boca e máscara de proteção durante a viagem; cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações; manter uma distância mínima de 1 metro das outras pessoas; não compartilhar objetos pessoais e manter a higiene pessoal.

 

A Livare cuida de você…

…E você cuida dos outros. Por isso, trabalhamos com distanciamento de datas em nossas expedições (datas para o 1° e 2° semestre de 2022 e 2023).  A segurança dos passageiros é um dos nossos principais pilares. Queremos garantir que você tenha a melhor experiência sem deixar de lado as garantias de saúde e bem-estar. Se você está prestes a viajar com a gente, recomendamos conferir como estão as fronteiras dos nossos destinos:

 

Fronteiras de Argentina, Chile, Peru e Uruguai

Argentina: documentos necessários para viajar na pandemia

Pessoas vacinadas podem visitar a Argentina para fins turísticos. Para ter a autorização, você precisa cumprir os seguintes requisitos:

A partir disso, os visitantes não vacinados devem apresentar outro resultado negativo de teste RT-PCR no quinto ou sétimo dia de permanência no país.

 

Chile: requisitos para atravessar a fronteira na pandemia

De outra forma, apenas pessoas com vacinação completa podem entrar no Chile. Para ter a autorização, você precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • Certificado de vacinação.
  • Declaração Jurada
  • Resultado negativo de teste RT-PCR obtido 72 horas antes do embarque.
  • Seguro com cobertura a partir de 30 mil dólares e adicional para COVID-19.
  • Passe de Mobilidade

Viajantes do Brasil precisam ficar em quarentena por 5 dias ao chegar no Chile.

Para mais informações, clique aqui.

 

Peru: o que precisa para viajar na pandemia

Já os indivíduos que estão entrando no Peru devem preencher a Declaração de Status de Saúde e o Formulário de Declaração de Saúde 72 horas antes do horário do voo.

 

Uruguai: requisitos para viajar na pandemia

Enquanto isso, o Uruguai está aberto para passageiros totalmente vacinados. São exigidos os seguintes documentos:

Para mais informações, clique aqui.

 

Onde encontrar mais informações?

Argentina – https://www.argentina.gob.ar/interior/migraciones/ddjj-migraciones

Chile – https://chilevacontigo.gob.cl/plan-de-fronteras-protegidas/chilevacontigo/2020-11-16/123826.html

Peru – https://busquedas.elperuano.pe/normaslegales/decreto-supremo-que-prorroga-el-estado-de-emergencia-naciona-decreto-supremo-n-167-2021-pcm-2006935-1/https://www.gob.pe/

Uruguai – https://turismo.gub.uy/index.php/requisitos-de-ingreso-y-tramites

 

Finalmente, ficamos à sua disposição para sanar quaisquer dúvidas a respeito dos temas tratados neste artigo. Entre em contato conosco através do formulário a seguir e converse com a Livare sobre como viajar pela América do Sul na pandemia. Descubra o nosso continente com segurança e tenha o melhor proveito dessa realização incrível.

 

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Montevideo: 05 dicas para você aproveitar a capital Uruguaia

3 Minutos de Leitura
Localizada na região sul do país, às margens do rio da Prata, Montevideo é a capital e a maior cidade do Uruguai….
Planejamento

Cuidados com a pele ao viajar para o deserto

3 Minutos de Leitura
Viajar para uma região de deserto pode trazer diversas dúvidas. Todo mundo sabe disso, mas não custa nada reforçar: o clima de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.