AventuraDestinosGastronomiaRoteiros

Deserto do Atacama: roteiro de viagem completo e dicas!

6 Minutos de Leitura

O Chile, o país da aventura, é um dos países mais procurados por estrangeiros para visitação, e seu ponto turístico mais famoso é o Deserto Atacama, um dos destinos mais desejados entre aventureiros e mochileiros da América Latina, além de ser muito visado também por praticantes de trekking, montanhistas e arqueólogos, já que a região apresenta artefatos arqueológicos e históricos como as múmias chilenas (consideradas as mais antigas do mundo) e as Ruínas de Huanchaca, que têm como parte de suas atrações geográficas gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, vales verdejantes e cânions de água cristalina.

grupo de turistas praticando trekking em montanha no deserto atacama

Mesmo sem precisar falar muito, já deu para perceber que seu espírito aventureiro e alma de viajante já ficaram com aquela coceirinha de vontade de viajar. Pensando em você que quer conhecer esse lugar tão lindo e incrível, nós preparamos um guia com sugestões e algumas dicas para que sua viagem seja maravilhosa e inesquecível.

Algumas curiosidades sobre o Deserto do Atacama

Localizado no norte do Chile, o Deserto Atacama faz fronteira com o Peru, estendendo-se também ao longo da Bolívia e Argentina e está localizado a 2,4 mil metros de altitude, sendo considerado o deserto mais alto do mundo, além de uma área de cerca de 105 mil km quadrados, um baita de um deserto. Tem como cidade base San Pedro de Atacama, situada num planalto elevado na Cordilheira dos Andes, nordeste do Chile.

O Deserto Atacama é um dos mais secos do planeta e, apesar de não possuir uma quantidade grande de vida animal, é lar de algumas espécies de escorpiões, borboletas, iguanas e dos famosos lagartos de lava e sapos do Atacama, que normalmente vivem nas regiões litorâneas, polos de mineração, vilas de pescadores e oásis.

vários flamingos se banhando em lago

Suas paisagens também incluem, além das já citadas, planícies salgadas e lagoas, onde é possível encontrar uma diversidade grande de pássaros, dos que migram ao que vivem por lá, como pardais, beija-flores e flamingos. Ao longo de sua costa é possível encontrar espécies tão interessantes quanto, como leões-marinhos, focas e até mesmo pinguins.

Um pouco sobre San Pedro de Atacama

turistas passeando em rua em san pedro atacama com bandeira do chile e vulcões ao fundo

Com menos de 2 mil habitantes, o vilarejo é o ponto de partida perfeito para todos os pontos turísticos da lista. O lugar é bem convidativo e apresenta boas opções de hotéis, restaurantes, posto de gasolina, tem tudo o que um viajante precisa para seguir em frente em sua aventura. O local é bem simples e pequeno, podendo ser visitado por completo a pé em poucas horas.

A grande atração da cidade é sua rua principal, a Calle Caracoles. Tanto a rua quanto seus arredores dão para os principais restaurantes. O lugar mais movimentado do vilarejo é onde estão as agências de passeios, caixas-eletrônicos, casas de câmbio, hostels, cafés, lojinhas, mercadinhos, e claro, a boa e velha balada.

O que comer no Deserto do Atacama?

Como já citado, San Pedro de Atacama é o local certo para procurar por restaurantes e se divertir experimentando todo tipo de prato. Algumas receitas típicas da região, tradições preservadas pelo povo local e têm como base milho e trigo, além do consumo de carne de lhama.

Os pratos mais consumidos, e mais famosos, são a patasca, ensopados, frangolho e carbonada, além dos queijos de ovelha. As bebidas são atrações à parte sendo a chicha de milho e chicha de algarroba as mais consumidas.

Se a grana estiver curta e as opções acabarem sendo muito caras, procure pelas “picadas”, restaurantes mais em conta onde também é possível encontrar pratos diferentes e muito gostosos.

Os vales da Lua e da Morte, o trekking ideal para qualquer aventureiro!

A apenas 17 km de San Pedro de Atacama, o tour pelo Valle de La Luna é feito em conjunto ao Valle de La Muerte, já que os dois estão situados na mesma região, muito perto um do outro.

O trajeto é feito durante o dia para que os turistas possam aproveitar a vista e o pôr-do-sol. O tour sai de San Pedro de Atacama e vai a pé até o Valle de La Lua, passando pelo Valle de La Muerte, que, na verdade, já é caminho de volta à cidade.

vista area de cadeia de formações rochosas que formam o valle de la luna

Valle de la Luna, Deserto Atacama

O Valle de La Luna está recheado de formações geológicas formadas ao longo de séculos pelas ações do vento e da chuva, suas formações são compostas por argila, gesso e sal. Durante o caminho é possível observar em suas belíssimas paisagens as formações Duna Maior e Anfiteatro (uma ao lado da outra), Três Marias, Cânion das Cuervas de Sal e a atração mais procurada e desejada, a Piedra del Coyote.

a esquerda formação rochosa anfiteatro a direita formação rochosa tres marias no valle de la luna

Anfiteatro e Monumento As Três Marias, Deserto Atacama

Piedra del Coyote – Possivelmente a atração mais disputada entre os turistas, também conhecida como Mirador de Kari, é uma formação rochosa pontiaguda muito procurada entre os turistas que visitam o Valle de La Luna para tirar suas fotos. Muito dessa procura é por conta de sua vista deslumbrante durante o pôr do sol, onde se pode observar a mudança de cor nas montanhas conforme as luzes do sol vai diminuindo, tudo isso com os imponentes vulcões ao fundo.

pessoas assistindo o por do sol na piedra del coyote deserto atacama

Contemplação do pôr-do-sol na Piedra del Coyote

O Valle de La Muerte mantém uma paisagem bem semelhante ao de seu deserto vizinho, mas apresenta em seu cenário dunas e cânions, tudo coberto de tons avermelhados de tirar o fôlego. Sua paisagem se completa com a visão do vulcão Licancabur seus mais de 5 metros de altura ao fundo.

formações rochosas de cor avermelhada no deserto atacama

Valle de la Muerte, Deserto Atacama

Observando as estrelas no céu do deserto

ceu noturno com via lactea sobre formações rochosas do deserto atacama

Livre de nuvens, iluminação artificial e longe das cidades, o Deserto Atacama é certamente um dos melhores pontos de observação de estrelas do mundo. Para astrônomos amadores, o local é um prato cheio para esse tipo de atividade, sendo possível observar até mesmo a olho nu parte da via láctea devido a sua clareza. Sendo o clima mais árido do mundo, é um dos mais propícios à observação devido ao baixíssimo nível de chuva, umidade no ar e altitude elevada.

É durante a noite que o céu do deserto se transforma em algo maior. A cada ciclo ou período do ano, com o equipamento certo e a informações de localização cósmica na mão, a experiência de observação muda, sendo possível ver os anéis de saturno, as crateras da lua, nebulosas e supernovas. Uma atração à parte é olhar toda a extensão sem fim de terra e universo, e toda a sua glória cósmica, durante a madrugada. Realizar um Tour Astronômico no Deserto Atacama é uma experiência única e inesquecível!

Geyser del Tatio

placa amarela indicando campo geotermico del tatio ao fundo fumarolas de vapor e cadeia de montanhas

Os gêiseres ficam próximos a San Pedro de Atacama, cerca de 90 km. Visitar o Geyser del Tatio é uma tarefa para quem gosta de acordar cedo. O passeio é iniciado durante a madrugada na intenção de acompanhar o amanhecer, quando a temperatura está muito baixa e o calor da água quente saindo dos geisers criam cortinas incríveis de fumaça. Vá agasalhado(a) com roupas em sistema de camadas, pois trata-se de um passeio em temperaturas baixíssimas, que podem variar de -5 a -20 °C.

vegetação com fumarolas de vapor ao fundo no deserto atacama

A região do geiser também guarda outra atração: uma piscina termal ao ar livre, o Termas del Tatio. A temperatura pode variar bastante ao longo do ano, variando entre -5 e -20 °C, chegando até os 25°C no final das manhãs quando se está no verão. Sua água é bem morna e muita gente toma coragem de entrar. Se for uma dessas pessoas, deixe sempre por perto a sua toalha, você definitivamente irá precisar quando sair da piscina.

Algumas dicas muito importantes sobre o Deserto do Atacama

grupo de turistas com roupas de trekking no deserto atacama

Leve sempre com você protetor solar, hidratante labial, protetor para a cabeça (boné, chapéu) e bastante água. Mantenha-se sempre hidratado e leve alguma blusa de frio reforçada (principalmente em sistema de camadas), não subestime as temperaturas do deserto nem a altitude elevada. Durante o dia, o calor pode até ser grande, mas o frio da noite é tão perigoso quanto!

Por causa da elevação, o corpo pode apresentar sinais de mudança de pressão como falta de ar e batimentos cardíacos mais acelerados. Para ajudar a diminuir esses sintomas, evite esforços físicos excessivos e grandes quantidades de sal e açúcar ao menos três dias antes da viagem, beba muita água antes e durante o trajeto e não consuma álcool antes e durante o percurso.

Procure por Seguros Viagem, só por garantia. Mesmo que não seja usado, é uma boa sempre poder contar com atendimento médico em caso de algum mal-estar durante sua trip.

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de Leitura
Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.