AventuraCuriosidadesDestinos

Machu Picchu: O que você precisa saber antes de viajar

6 Minutos de leitura

Uma das 7 maravilhas do mundo moderno está na América do Sul e é muito próximo do Brasil: Machu Picchu.

Se você, assim como milhares de brasileiros que já estudaram sobre o lugar, sonha em conhecer esse ponto turístico histórico, leia este artigo até o final, descubra tudo sobre Machu Picchu e tire as suas dúvidas.

Separamos as principais informações que você precisa saber antes de conhecer o lugar, desde atrações, história, curiosidades e muito mais. Embarque nessa viagem.

Onde fica Machu Picchu?

Machu Picchu fica a mais de 2.300 metros acima do nível do mar, no alto da Cordilheira dos Andes, no Peru, América do Sul. A cidadela está localizada no vale do Rio Urubamba, a 74 km de Cusco, e seu nome significa “Velha Montanha”. A construção impressionante foi erguida com pesados blocos de rocha que permanecem intactas até hoje.

A região se tornou um sítio arqueológico após ser descoberto pelo historiador americano Hiram Bingham em 1911. Sua construção é datada de 1450 d.C.

As ruínas de Machu Picchu foram encontradas pela equipe do explorador após estarem 400 anos fora dos registros dos mapas locais. Isso ocorreu pelo repentino abandono dos povos que viviam ali. Registros apontam que eles foram para a cidade de Cusco após as invasões de colonizadores espanhóis por volta de 1530 d.C. Apesar das suposições, não existem provas dos acontecimentos.

Por que Machu Picchu é famosa?

Podemos dizer que o principal motivo que faz Machu Picchu tão famosa é porque o local é catalogado atualmente como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Além de possuir uma engenhosidade admirável da construção feita pelos incas, o território foi declarado em 1983 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Um estudo realizado pela empresa britânica Rol Cruise em 2019 que comparou 25 atrações mais famosas do mundo elegeu Machu Picchu como a melhor atração turística do mundo.

São por esses e outros motivos que Machu Picchu é famosa e considerada uma cidade sagrada e tão importante para o Peru.

O que fazer em Machu Picchu?

Machu Picchu é única! Poucas pessoas terão oportunidade de conhecer um lugar tão incrível e admirado. A visita para Machu Picchu deve ser contemplada e com o objetivo de sentir a energia e presenciar a herança da obra do antigo Império Inca.

O local possui diversas atrações da antiga construção que podem ser visitadas e apreciadas. Confira as principais:

  • Templo do sol;
  • Templo das 3 Janelas;
  • Porta do Sol;
  • Setor Urbano e Agrícola;
  • Setor nobre da cidade;
  • Tumbas Reais;
  • Praça Sagrada;
  • O Palácio da Princesa;
  • Fontes Rituais;
  • Templo das Três Janelas;
  • Ponte Inca;
  • Templo do Sol;
  • Intihuatana;
  • Templo do Condor.

Qual a melhor época para ir para Machu Picchu?

O Peru, assim como o Brasil, é localizado na América do Sul. Portanto, seu clima não é tão diferente do nosso. Dessa forma, a melhor época para viajar até Machu Picchu vai ser de acordo com as preferências e gostos do viajante.

Confira o que há de especial em cada estação do ano para visitar Machu Picchu:

Verão

É o principal período de férias dos brasileiros. Se você tem preferência por temperaturas mais altas, é a melhor opção.

Lembrando que, por conta da altitude elevada, o verão não é tão quente quanto aqui no Brasil.

O mês de fevereiro é um período festivo no Peru. Além do Carnaval, na cidade de Puno, neste mês é celebrado homenagens à padroeira da cidade: a Virgem da Candelária, ou Mamita Candelária.

Além das festividades, nessa estação prevalece o calor e as chuvas da época que deixam as florestas e paisagens exuberantes.

Outono

Com o início da temporada seca, o clima fica mais ameno e a intensidade das chuvas diminui. No mês de abril é época de Páscoa e Semana Santa, que também é celebrado no Peru, ótimo para festas e celebrações.

Inverno

Se você gosta de frio, essa é a estação ideal! Durante esse período você irá admirar os picos nevados da Cordilheira dos Andes.

Junho é um mês muito importante para o povo peruano por causa da Festa do Sol, o Inti Raymi, que é comemorado o solstício de inverno. Essa celebração é feita em agradecimento pelo Deus do Sol e ocorre desde a Civilização Inca. Ou seja, é bem tradicional e participar dela com certeza seria uma experiência imersiva.

Primavera

As temperaturas ficam mais elevadas e ainda é o período de seca. Por isso, Machu Picchu está com uma boa visibilidade. Muitas pessoas tiram férias no mês de novembro, época em que o frio rigoroso já foi embora e os brasileiros podem aproveitar muito!

De qualquer forma, independente da época que você escolher, Machu Picchu é um lugar incrível e recebe visitas ao longo do ano todo.

Como viajar até Machu Picchu

Existem algumas formas até chegar ao parque de Machu Picchu. Vamos citar as principais.

Viagem de avião

A primeira opção é viajar de avião saindo de algum aeroporto do Brasil e desembarcar em Cusco. A partir de Cusco, há algumas formas de chegar até Aguas Calientes, de lá você pega um transfer até a entrada de Machu Picchu. Essa é a forma mais rápida de chegar ao destino.

Trem de Cusco até Aguas Calientes

Outra forma é ir de trem que sai de Cusco e vai até Aguas Calientes (também conhecido como Machu Picchu Pueblo), o ponto de partida para quem vai até Machu Picchu. Existem mais de uma linha de trem turístico que vai de ponto de partida da estação de trem de Ollantaytambo até Aguas Calientes. A linha férrea passa por um dos rios mais importantes do Peru, o Urubamba, cruzando vários bosques e campos. O trajeto é espetacular e com vistas admiráveis.

Trilha Inca

A terceira opção, um “jeito clássico” para ir até Machu Picchu é a pé pela trilha inca. Seguir por esse trajeto leva até 4 dias entre caminhadas e pernoites em barracas pelo caminho e passa pela parte mais alta da montanha – cerca de 4.200 metros sobre o nível do mar. Esse é a forma que mais leva tempo até chegar em Machu Picchu.

O que você precisa saber antes de ir para Machu Picchu

A Livare Viagens é especialista em viagens e expedições pela América do Sul, experiente no assunto Machu Picchu. Já levamos mais de 10 mil viajantes de todo o Brasil para conhecer a maravilha do mundo de uma forma única.

Regras para visitar Machu Picchu

Para entrar é necessário estar acompanhado de um guia especializado

Uma informação importante que você precisa saber antes de conhecer a maravilha do mundo é que existem algumas regras. Para entrar no parque, você não pode ir sozinho e precisa estar acompanhado de um guia local especializado. Além disso, uma vez que o trajeto é iniciado, você não pode voltar para trás. A média do tempo de visitação em Machu Picchu é de 3 horas, aproximadamente.

Por questões de preservação do sítio arqueológico, não é possível entrar no parque de salto alto, guarda-chuvas, tripés de máquinas fotográficas, bastões de selfies e drones.

Além disso, o ticket para visitação em Machu Picchu é pago e pode ser adquirido até 6 meses antes da data da viagem.

Soroche – mal de altitude

Cusco fica a pelo menos 3.300 metros de altitude e Machu Picchu está a um pouco mais de 2.430 metros acima do nível do mar. Por ser uma altitude acima do que estamos acostumados no Brasil, é muito comum sentirmos dificuldade para respirar.

Isso ocorre porque a altitude deixa o ar rarefeito, que pode causar, entre outros sintomas, fadiga. Esse mal estar é chamado de soroche.

Mas não se preocupe! Aqui vão algumas dicas de como combater o soroche: tomar bastante água, não ingerir alimentos muito gordurosos nos primeiros dias, tomar chá e mascar a folha de coca. As propriedades da planta coca aliviam os sintomas e é consumida com frequência para minimizar os efeitos do ar rarefeito.

Mais dicas da Livare para aproveitar ao máximo Machu Picchu

  • Leve lanche e água para o percurso
  • Mesmo no verão, as altas altitudes deixam as temperaturas mais baixas. Por isso, leve casacos e uma roupa quente
  • Utilize botina de trekking para fazer a caminhada
  • Não esqueça de levar documento oficial, certificações de vacinação e bastão de trekking

Conclusão

Machu Picchu é um dos pontos turísticos mais requisitados do mundo todo. Se você tiver a oportunidade de conhecer, vá com a Livare! Nós temos mais de 10 anos de vivência em viagens para Machu Picchu. Pode ter certeza que será uma experiência memorável.

Sua construção com muralhas elevadas de forma artesanal impressionam pela beleza e resistência da época até os dias de hoje.

Por isso, todos os dias, centenas de pessoas visitam a maravilha do mundo para contemplar sua beleza e histórica única.

Confira o depoimento de uma passageira após conhecer Machu Picchu:

Se você tem vontade de conhecer Machu Picchu ou qualquer outro destino do Peru, entre em contato conosco! A Livare Viagens possui um time de especialistas que te darão todo o suporte para garantir uma experiência maravilhosa. Nós estamos dispostos a encontrar o melhor roteiro para seu destino dos sonhos.

Conheça a Livare Viagens e nossas expedições pela América do Sul.

49 posts

Sobre o autor
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Artigos
Artigos relacionados
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de leitura
Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *