Uma das grande riquezas brasileiras, sem dúvidas, é a Ilha do Mel (PR), que além de proporcionar aventura, descanso, diversão e muito conhecimento histórico, oferece muito contato com a natureza e com um ambiente puro e natural. Não é à toa que recebeu o reconhecimento de Patrimônio Natural Mundial.
Viajar para esse paraíso no meio do oceano é sinônimo de ver e usufruir de paisagens de tirar o fôlego, águas cristalinas e muita flora e fauna, além de uma cultura diferente da vista na cidade.
E como esse destino do Brasil é um dos mais especiais do Paraná, o blog da Livare Viagens não poderia deixar de mostrar todas as suas belezas e diversas outras curiosidades, certo? Por isso, se está pensando em viajar para lá e deseja conhecê-la antes de ir para aproveitar tudo, acompanhe o post para saber mais!
Ilha do Mel: mais sobre o Patrimônio Natural Mundial
Localizada na Baía de Paranaguá, a Ilha do Mel, em 1991, passou a fazer parte de um trecho da Mata Atlântica que foi declarado, pela Unesco, como Reserva da Biosfera. Sendo assim, em 1999, foi oficialmente declarada Patrimônio Natural Mundial e exemplo de Preservação Ambiental.
Ela é um dos principais destinos para se visitar no Paraná, ideal para quem busca um passeio mais sossegado, assim como para relaxar longe da cidade grande e da movimentação.
Muitos a reconhecem por ser um paraíso ecológico e rodeado por muita natureza. Ela fica aproximadamente a 114 km da cidade de Curitiba, capital do Paraná, e está dentro do perímetro estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma área de alta prioridade para conservação.
Conheça mais sobre a área da ilha
A Ilha do Mel tem em sua área um total de 2.700 hectares, compostos pela sua área de ocupação e pela restinga e Floresta Atlântica, que são destinadas para preservar integralmente toda a fauna e flora, representada por 66% da diversidade do Paraná.
A estação ecológica ocupa 2.240 hectares e é destinada a preservar o meio ambiente, além de ser proibido a entrada nessa área. Já na Reserva Natural, o espaço total é de 345 hectares e é permitido que haja trilhas, porém não podem atrapalhar e afetar a paisagem. Sua zona de ocupação da Ilha é de 120 hectares.
A ilha é reconhecida como um dos maiores exemplos brasileiros de Preservação Ambiental, com mais de 90% de sua área total preservada. Na região, não é possível se locomover de carro e moto, somente à pé, de bicicleta ou realizando passeios de barco.
Monumentos naturais e históricos para visitar na ilha
Mesmo sendo uma ilha, há muitas belezas para visitar e tirar fotos bonitas com celular ou câmera fotográfica. Por isso, listaremos a maioria delas para que você planeje seu roteiro com antecedência e consiga ver grande parte da ilha. Os seguintes locais são:
Gruta das Encantadas
A Gruta das Encantadas fica na parte sul da ilha, na comunidade de Encantadas, com acesso facilitado por uma passarela que leva até sua entrada. Ela é uma fenda formada pela ação do mar contra o paredão rochoso que há no espaço e é motivo de visitas, pois, realmente, é um encanto estar dentro dela.
Gruta das Encantadas, Ilha do Mel (PR).
Ela recebe esse nome devido a uma lenda antiga, contada pelos Kaigangs. Há muito tempo, viviam diversas mulheres muito belas que sempre cantavam e dançavam quando o Sol nascia e em seu crepúsculo, as famosas sereias. Seus cantos eram lindos e muito perigosos para homens mortais. Mas um índio muito destemido decidiu se aproximar dessas mulheres, ficando no topo do rochedo.
Assim que o Sol começou a nascer, várias foram surgindo e seus cantos se intensificavam cada vez mais. No entanto, o jovem índio não dormiu, mas continuou atento ao que elas cantavam.
Uma delas, que tinha olhos da cor de uma esmeralda, o fascinou e, então, ele declarou o seu amor eterno por ela. A bela dama disse que para que ficassem juntos ele deveria morrer. O índio aceitou, eles entrelaçaram suas mãos e as outras belas mulheres começaram um canto fúnebre enquanto desapareciam nas águas. Nunca mais elas apareceram e a gruta está solitária desde então, apenas é possível ouvir a quebra das ondas do mar contra as rochas.
Com certeza, é possível sentir a magia e o encanto que há no espaço, então é um passeio essencial de se fazer quando viajar para a Ilha do Mel. Quem sabe você não escuta um leve canto enquanto estiver lá?!
Farol das Conchas
Farol das Conchas, Ilha do Mel (PR).
Localizado na comunidade de Brasília, o Farol das Conchas está no alto do Morro das Conchas e foi construído em 1872 por ordem de D. Pedro II. Para acessá-lo é preciso subir 150 degraus, mas que garantem uma vista privilegiada da Ilha. Esse monumento é um patrimônio histórico que possui 18 metros de altura e é ótimo para tirar lindas fotos e apreciar o cenário da Praia do Farol e da Praia de Fora, existe até a possibilidade de ver golfinhos na baía quando eles estão próximos à praia.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres é reconhecida como Patrimônio Histórico pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. Construído em 1767 por ordem do rei de Portugal Dom José I, esse espaço faz parte da história da baía de Paranaguá, que tinha o objetivo de defender a antiga vila, protegendo o ancoradouro que possuía embarcações de ouro, madeira e outros bens preciosos da época de roubos dos corsários que ali passavam.
Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, Ilha do Mel (PR).
Lá, você encontra diversas peças de artilharia, os famosos canhões, o portão de armas e um museu no espaço interno. Atualmente, esse é o único exemplar da arquitetura militar do século XVIII no Paraná. Se você se interessa por história, é um ótimo espaço e possui uma vista incrível.
Bacia da Sereia
Esse é um dos locais que não pode deixar de ser visitado em sua viagem para a Ilha do Mel. A Bacia da Sereia fica próxima ao trapiche de Encantadas, e há diversas placas indicando o caminho para chegar até lá.
Bacia da Sereia, Ilha do Mel (PR).
O espaço recebeu esse nome porque, conforme lendas, sereias se banhavam no local sempre que tinha noite de lua cheia, o que fez com que ele ficasse mágico e com muita energia positiva.
Há muitos outros lugares para visitar, basta perguntar ao seu guia turístico ou aos próprios moradores da região. Se você for uma pessoa aventureira, pode se aventurar pelas diversas trilhas.
Principais praias da Ilha do Mel
Praia Grande, Ilha do Mel (PR).
Localizada na comunidade de Brasília, a Praia Grande é a preferida dos surfistas. Com uma boa faixa de areia e um mar de águas claras para aproveitar, o pôr do sol é de tirar o fôlego! Na região, há uma boa estrutura de pousadas e restaurantes para descanso e alimentação mais reforçada. Na mesma comunidade, não deixe de conhecer a Praia do Istmo, que possui ondas muito tranquilas e é perfeita para ir com crianças. A Praia do Belo também é calma e garante um pôr do sol inesquecível.
Praia do Istmo, Ilha do Mel (PR).
Na comunidade de Encantadas, recomendamos a Praia da Gruta, que fica próxima à Gruta das Encantadas, no costão rochoso. Lá há ondas fortes e uma boa estrutura, cheia de quiosques, bares e lanchonetes para desfrutar de frutos do mar deliciosos e uma boa bebida enquanto aproveita a água deliciosa.
Praia da Gruta, Ilha do Mel (PR).
Aproveite para curtir a Praia Mar de Fora, que é lindíssima, com ondas agitadas, e ideal para arriscar um surf.
Praia do Mar de Fora, Ilha do Mel (PR).
Comunidades da Ilha do Mel
A Ilha é dividida em 3 principais comunidades: Fortaleza (onde está a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres), Brasília (onde está o Farol das Conchas) e Encantadas (onde está a Gruta das Encantadas).
Recomendamos que se hospede em Brasília, pois é a região central da Ilha do Mel e que dá fácil acesso para conhecer Fortaleza e Encantadas. Também é a região com mais praias da Ilha.
Trilhas da ilha para os aventureiros
Como o transporte de automóveis à combustível é proibido dentro da ilha, o que resta é andar de bicicleta ou à pé, fazendo ótimas caminhadas. E trilhas não faltam na Ilha do Mel! São muitas opções saindo de Encantadas, por exemplo, que permitem acessar diferentes espaços e praias.
A trilha de Brasília para Encantadas possui cerca de 4,8 km de extensão e o tempo para fazê-la é de 2 horas e 30 minutos de intensidade moderada. No primeiro trecho, você sai de Brasília para a Praia Grande, com cerca de 1,8 km. O segundo é da Praia do Miguel para o Morro do Sabão, essa é curtinha, com apenas 400 metros, possuindo muitas marcações para facilitar o trajeto, mas como há muitas rochas, tênis é essencial. Por último, é o Morro do Sabão até Encantadas, também com marcações.
Já a trilha de Brasília para a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres é um pouco menor, com cerca de 4 km de extensão. Se você gostar de caminhar e manter um bom ritmo, pode chegar em 1 hora e 30 minutos. É bom percorrê-la mais cedo devido ao sol forte que tem na praia. Já na parte da trilha em meio às árvores, estar acompanhado de repelente de insetos é essencial.
Você também pode sair de Encantadas para o Farol das Conchas ou até a Gruta das Encantadas. Além de muitas outras para chegar os diversos destinos turísticos.
A cultura e vida noturna na ilha
O povo caiçara é um povo de origem nativa do Sul e Sudeste do país, sua cultura é harmônica com o meio ambientes, rica em costumes antigos e tradições passadas de geração para geração. A origem do termo é do tupi-guarani e remete à “armadilha do mato” ou de galhos. Sua evolução advém do uso de recursos naturais e uma ligação extremamente forte com a natureza. Na ilha, muitos povos caiçaras são encontrados.
A cultura é alinhada com a conservação dos espaços naturais, preservando áreas de mata nativa e utilizando recursos de maneira equilibrada de tudo que é oferecido pela natureza. Mas também há o lado turístico, então pubs, bares e outros estabelecimentos noturnos são facilmente encontrados para os turistas, que contribuem na qualidade de vida dos moradores da ilha e o seu ganha-pão. Há muita diversão, música boa de todos os ritmos para agradar os mais variados gostos e muito mais.
A maioria dos restaurantes e pubs possuem música ao vivo, bem estilo de luau, muita comida boa, com predominância dos frutos do mar e bebidas tropicais deliciosas, principalmente na região da Praia Grande!
Aliás, a vida noturna é muito valorizada e apreciada, a noite na ilha é de tirar o fôlego, o céu fica um tapete de estrelas e o visual que a praia cria se torna uma memória linda. Uma curiosidade é que na Ilha do Mel é possível avistar um fenômeno muito especial nas noites de lua minguante e lua nova: os plânctons bioluminescentes, que emitem uma luz neon quando passamos os pés na faixa de areia à beira-mar.
O resto, os pequenos detalhes, só visitando esse lugar mágico no coração do oceano para saber mesmo. Viajar para a Ilha do Mel é, com certeza, uma experiência inesquecível. Quem não foi deve ir, e quem está pensando em visitar deve se programar bem para aproveitar tudo o que ela oferece. E se precisar de ajuda para preparar a mala para praia, temos um post super completo com uma lista do que levar, confira depois!
Para conhecer profundamente outros destinos turísticos do Brasil, acompanhe sempre o nosso blog! Aqui, você fica sabendo de história, curiosidades e conhece muitas paisagens lindas e patrimônios históricos importantíssimos para a humanidade. Até a próxima, viajante!
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.