DestinosRoteiros

Chapada dos Veadeiros: O Que Fazer? Roteiro Livare!

6 Minutos de Leitura

A Chapada dos Veadeiros é daquelas viagens cheia de surpresas e aventuras encantadoras, afinal, estamos falando sobre a região do Serrado brasileiro na sua mais pura essência, com paisagens seculares e diversos tipos de plantas e animais característicos da região. E para os mais aventureiros, a Chapada com certeza está na listas de lugares a conhecer no Brasil. Se você é um desses viajantes apaixonados por destinos naturais, acompanhe esse post e já comece a planejar a sua viagem!

vista aérea da chapada dos veadeiros com florestas e rio passando no centro

O que fazer na Chapada dos Veadeiros?

Localizada bem no meio da região do cerrado do Estado de Goiás, estamos falando de um verdadeiro paraíso repleto de cachoeiras, mata nativa e cânions, onde os viajantes estarão intensamente conectados com a natureza, sendo um excelente destino para renovar as energias.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, como é oficialmente conhecido o destino, tem cidades de apoio em sua volta, pela quais os viajantes precisarão passar em algum momento, que são Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante. A última, inclusive, pode fazer parte do seu roteiro, já que possui a famosa Cachoeira Santa Bárbara, que conta com águas azuis cristalinas que encantam a todos que a prestigiem.

A primeira dica que damos para você que pretende conhecer a Chapada é contar a ajuda de guias, afinal, essa uma região que possui trilhas, cânions e cachoeiras que podem oferecer perigos para quem não conhece a região. Os guias entendem a fundo a região, por isso, são as pessoas mais indicadas para te orientar na viagem, já que te ensinarão os melhores trajetos e atalhos para chegar nos pontos turísticos planejados. Agora, vamos às dicas sobre o que fazer na Chapada.

Conheça as Cachoeiras da Região

Com certeza quem busca um destino como a Chapada dos Veadeiros gosta de cachoeiras, afinal, quem visita a Chapada costuma dizer que lá estão as cachoeiras mais incríveis do Brasil, e opções não faltam para conhecer. Confira algumas que não podem faltar no seu roteiro.

  • Cachoeira de Santa Bárbara

cachoeira em meio a mata fechada e água azul cristalina

Começando por esta maravilha que fica localizada na cidade de Cavalcante. Esta cachoeira está entre as mais surpreendentes do destino, muito por conta do seu tamanho, com 30 metros de queda d’água cristalinas que desaguam em um lago de cor azul surpreendente.

Ela fica localizada na comunidade Kalunga, no vilarejo do Engenho II, zona rural da cidade. Caso você tenha a oportunidade passar por perto dessa região, não deixe de conhecer essa cachoeira.

parede de casa grafitada com imagem de senhor indígena da comunidade kalunga com árvore ao lado

  • Cachoeiras de Alto Paraíso de Goiás
vista aérea de cachoeira almecegas I com vegetação ao redor e rio

Cachoeira Almécegas I

A região de Alto Paraíso também possui queda d’águas de cair o queixo, e se a cidade estiver dentro do seu roteiro, não deixe de visitar o complexo da Fazenda São Bento, onde você poderá conhecer as cachoeiras Almécegas I e II, além da Cachoeira São Bento.

Em geral, as trilhas para estas cachoeiras são relativamente fáceis, mas não quer dizer que exigirão um pouco de fôlego. Mas todo o seu esforço é recompensado quando você apreciar a natureza a sua volta. Em Almécegas I, é possível ainda acessar um mirante que oferece uma vista surpreendente. A taxa de visitação para acessar as três cachoeiras tem um valor de R$ 40 por pessoa e vale para o dia todo.

  • Conheça a Catarata dos Couros
cadeia de cachoeiras e pedras e céu com nuvens

Catarata dos Couros

Outro ponto que merece fazer parte do seu roteiro é a Catarata dos Couros, que fica a 53 km de Alto Paraíso. A trilha para acessar a catarata é repleta de pontos em que você pode se banhar curtindo paisagens deslumbrantes às margens do Rio dos Couros.

Há muitas formações naturais que acumulam água para banhar-se, mas os pontos a serem alcançados são a Cachoeira Almécegas 1000 e a Cachoeira da Muralha. O acesso a trilha é gratuito fácil, em um percurso total tem 6 km, contando ida e volta, que não possui grandes desníveis. Ideal para quem busca um pouco de aventura sem grandes dificuldades.

mulher sentada na faixa de areia contemplando a cachoeira da muralha

Cachoeira da Muralha

  • Cachoeira dos Cristais, Cachoeira Loquinhas e a Cachoeira Poço Encantado

Outras cachoeiras que valem a visita e não oferecem grandes dificuldades de acesso são Cristais, Loquinhas e o Poço Encantado, que também ficam próximas à Alto Paraíso.

A primeira oferece uma ótima infraestrutura com restaurante, jardim com mirante e decks de madeira, além de vários poços, quedas d’água e uma deliciosa cachoeira no final. Já Loquinhas é caracterizada por sua trilha quase inteira de palafita de madeira e poços com águas bem transparentes de uma nascente de água incrível.

cachoeira loquinhas com água coloração esverdeada e vegetação

Cachoeira Loquinhas

Por último, há o Poço Encantado, muito famoso na região, que agrada a todos que amam uma bela cachoeira. Trata-se de um grande poço onde as pessoas podem se banhar tranquilamente com vários pontos com sombra para se esconderem do sol durante o dia. Lá ainda tem uma prainha de areia e um restaurante delicioso para se alimentar durante o dia.

cachoeira do poço encantado e céu azul

Cachoeira do Poço Encantado

Visite as Cordilheiras que cercam o parque

Para quem busca este destino para conhecer mais a fundo as características da região, vale a pena conhecer o Complexo Montanhoso dos Veadeiros, com sua altimetria que varia de 400m até 1.676m, localizado na Serra do Pouso Alto. Sem dúvidas, é dos locais mais lindos do país, com paisagem de rara beleza.

campo palmeiras e grande complexo de montanhas ao fundo

Dependendo da montanha que você conseguir acessar, é possível ver inúmeras cachoeiras, o mosaico de campos rupestres e úmidos, mata nativa e veredas, além de uma fauna diversificada que é enriquecida pela diversidade biológica. Claro, este não é um passeio simples, e somente pessoas que se sintam preparadas devem fazer o roteiro.

Conheça o Vale da Lua

cadeia de rochas com formas similares a lua com filete de água passando entre e montanha ao fundo

O Vale da Lua é um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas que visitam a Chapada. Este conjunto de formações rochosas, que remetem à ideia do solo lunar que vimos nos filmes são pedras que foram se modificando ao longo dos anos pelas corredeiras de águas transparentes do Rio São Miguel, que fica no município de Alto Paraíso de Goiás.

pórtico de entrada de alto do paraíso de goiás em formato de disco voador

 

Além disso, as pessoas da região contam que é possível avistar Óvnis na região, criando uma atmosfera para o local que, sem dúvidas, parece coisa de cinema.

A trilha até o Vale é considerada simples e leva apenas de 15 minutos de percursos andando, onde você poderá curtir a vegetação típica de cerrado com muitas flores.

Relaxe seu corpo nas Águas Termais da Chapada dos Veadeiros

duas piscinas de águas termais cercadas por pedras e água cristalina

Outra atividade que muitos turistas colocam em seu roteiro é conhecer as Águas Termais da Chapada dos Veadeiros, que ficam dentro da Fazenda Morro Vermelho. Lá, você poderá relaxar em piscinas naturais morninhas que renovam suas energias.

O acesso às Águas Termais de Morro Vermelho é bem fácil, bastando seguir na direção de Colinas do Sul pela rodovia GO-239, que liga Alto Paraíso à vila de São Jorge. Além de Morro Vermelho, existem ainda mais duas opções: as Termas do Jequitibá e a Pousada Éden Águas Termais.

Registre sua passagem pela Chapada no Jardim de Maytrea

jardim de flores mayrea com montanhas ao fundo e pôr do sol

Ponto turístico icônico da Chapada dos Veadeiros, o Jardim de Maytrea é uma visita obrigatória para quem vai para a Chapada dos Veadeiros, já que é o cenário perfeito para os que adoram um belo registro fotográfico.

À beira da GO-118, este jardim natural está localizado entre Alto Paraíso e São Jorge e se trata de um campo de cerrado, sendo um verdadeiro cartão postal da região, com certeza é uma das paisagens que melhor representa a Chapada, cercada por imponentes morros, como o Morro da Baleia.

Por que ir para a Chapada dos Veadeiros?

floresta com céu noturno estrelado

Essa é uma viagem diferenciada, repleta de aventuras, desafios e muito contato com a natureza, além de ter diversos lugares e passeios para se fazer que não estão aqui neste post.

Por isso, também pode ser a oportunidade perfeita para tentar se reconectar com você mesmo em uma viagem introspectiva, mas que, ao mesmo tempo, te oferecerá muita diversão e meios para relaxar intensamente.

E, caso você realmente decida ir para esse paraíso no coração do Brasil, conte com a Livare Viagens, temos pacotes especiais para você fazer uma viagem inesquecível para a Chapada!

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de Leitura
Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.