Destinos

O que fazer em Gramado e Canela: 10 passeios imperdíveis

6 Minutos de Leitura

Viajar para Gramado e Canela é a intenção de muitos turistas que desejam conhecer e desbravar um pouco da Serra Gaúcha e poder aproveitar as férias, ainda mais se for uma viagem em época de temperatura mais baixa, devido ao friozinho que se pode passar nas cidades. Esse roteiro oferece tranquilidade, paz, sossego, paisagens incríveis e uma gastronomia única. 

O que fazer em Gramado

Créditos: viajando.expedia.com.br

Gramado é rodeado por uma arquitetura europeia que deixa os visitantes apaixonados e oferece diversos pontos turísticos. Já Canela é a cidade perfeita para quem deseja relaxar e se desligar um pouco enquanto passeia.

Descubra agora o que fazer em Gramado e Canela com 10 passeios imperdíveis!

Entrada de Gramado

Logo ao chegar na cidade de Gramado, você vai se deparar com uma arquitetura bem charmosa em sua entrada. Os pórticos, uma estrutura de colunas elevadas e fechadas por paredes, recebem os visitantes com uma ornamentação repleta de plantas bem floridas e já é o início dos registros fotográficos. O lugar é ótimo para tirar uma bela foto e guardar de recordação. 

O que fazer em Gramado

Créditos: viajando.expedia.com.br

Mundo de Chocolate

Esse é um dos passeios mais atrativos e não é só para quem é chocólatra não. O Mundo de Chocolate transporta seus visitantes em uma volta ao mundo, apresentando diversos pontos turísticos bem famosos, porém todos eles são feitos inteiramente de chocolate. Em uma área de 3000 m², o local recebe mais de 200 peças, somando um total de 30 toneladas de chocolate. 

O que fazer em Gramado

Créditos: obomdanoticia.com.br

O passeio é sobre a história do Sr. Suisse e sua neta, Avelã, moradores de uma fábrica de chocolate, na Suíça. Sr. Suisse recria diversos lugares ao redor do mundo para levar sua neta em uma volta ao mundo em esculturas de chocolate. Alguns dos monumentos mais importantes, são: Muralha da China; Casa Branca; Pirâmides do Egito; Cristo Redentor; Taj Mahal; Estátua da Liberdade; Torre Eiffel; e entre muitos outros.

Lago Negro

Esse imponente e belíssimo lago todo rodeado por natureza com muito verde, árvores, pinheiros e flores, é um dos principais pontos turísticos de Gramado. Somente é possível passear pelo lago a pé ou de bicicleta, o que faz da experiência mais agradável ainda, pois assim é possível admirar mais o local. Nas margens do lago tem espaço para quem deseja fazer piquinique, além de poder descansar e relaxar. Uma das atividades do Lago Negro, são os tão charmosos pedalinhos. Lá também é possível fazer um lanche ou almoçar nos restaurantes que têm ao redor e garantir uma lembrancinha nas diversas lojinhas. 

O que fazer em Gramado

Créditos: quantocustaviajar.com

Fábrica de Cristais

Essa fábrica é uma das maiores referências de cristais do Rio Grande do Sul. Lá é possível acompanhar todo o processo e assistir aos mestres vidreiros realizando o trabalho ao vivo. Um dos momentos da visita é ver o show de produção de vasos de cristais, que acontece em uma ambiente com arquibancada própria para receber os visitantes. Os mestres utilizam uma técnica chamada “di Murano”, que consiste em moldar o cristal por meio de sopro e movimentos manuais. Na apresentação é mostrado que os cristais em sua forma ainda líquida, quando está sendo aquecido, fica em consistência de mel. Para aquecer é utilizado um forno em temperatura a 1200 graus e esse forno nunca é desligado. O tempo de produção de uma peça é de 2 a 3 minutos antes do cristal ficar em forma sólida. São produzidas belíssimas obras nesse procedimento. 

Vinícolas

Uma viagem a Gramado e Canela pede uma visita a pelo menos uma vinícola da região. Para os apreciadores de vinho que gostam de experimentar diversos sabores, esses passeios são parte muito importante do roteiro. Por haver uma grande imigração italiana, as vinícolas são muito tradicionais e referências no Brasil no quesito produção do fermentado da uva. 

Créditos: malaprontagramado.com.br

Duas das principais vinícolas, são: a Ravanello, localizada em Gramado, oferece uma visita guiada para conhecer os parreirais, tanques de fermentação, decantação e todo o processo de fabricação. Os visitantes podem aproveitar para fazer uma degustação de vinhos ao final do passeio, além de visitar a loja e realizar a compra de alguma garrafa de vinho de seu gosto; e a Jolimont está localizada em uma área mais rural de Canela, perto do centro da cidade. Neste passeio, os visitantes acompanham os trabalhadores realizando todo o procedimento para produzir seus vinhos. Lá também é possível fazer degustação de vinho, além de poder saborear suas próprias cervejas especiais.

Reserve agora sua viagem para Gramado e Canela

Parque Estadual do Caracol

A maior cachoeira do Rio Grande do Sul está localizada dentro do Parque Estadual do Caracol, além de ser um dos maiores pontos turísticos do Estado. Um dos passeios mais procurados por quem vai ao Caracol é a visita à Cascata que é toda rodeada por mata e tem 131 metros de altura, sendo a maior atração do local. Para quem gosta de passeios ao ar livre, em meio a natureza com muita árvore em volta, lá é o lugar ideal para aproveitar o dia e passear. É possível admirar toda a paisagem do alto, subindo o elevador panorâmico (pago à parte), descer 927 degraus de uma escadaria que leva até a base de uma queda d’água ou aproveitar as trilhas que tem na área e fazer uma caminhada. 

Créditos: hospedariaprovencal

Mundo a Vapor

Esse é o único parque temático do mundo, ainda em funcionamento, que tem réplicas em miniatura de máquinas e fábricas a vapor. Logo em sua entrada é possível encontrar na fachada a reconstituição de um acidente muito conhecido que aconteceu em Montparnasse, em Paris, em 1895, quando um trem desgovernado atravessou a parede e ficou pendurado. Dentro do parque, os visitantes podem ver diversas miniaturas em movimento e através dos monitores é possível entender como é o processo de fábricas que são movidas a vapor. Algumas das atrações do parque, são: usina hidrelétrica, fábrica de erva mate, fábrica de papel, siderúrgica, entre outros.

Créditos: gramado.blog.br

Museu do Perfume

O Museu do Perfume Fragram conta a história desta tão famosa perfumaria conhecida mundialmente, desde a antiguidade. Você vai conhecer também como é a fisiologia do olfato, as técnicas de extração de matéria-prima para poder produzir o perfume e todo o estudo da psicologia em volta das fragrâncias. A coleção tem 700 frascos de perfume, aproximadamente, e é exibido toda a evolução das embalagens. Uma parte da visitação inclui a experiência de sentir as fragrâncias e testar seu olfato. 

Créditos: fragram.com.br

Catedral de Pedra

A igreja Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como a Catedral de Pedra, em Canela, é um dos mais bonitos e famosos cartões-postais da cidade. Em uma torre de 65 metros de altura, a arquitetura é revestida em pedra em um estilo mais gótico. No alto da torre, são 12 sinos e, além disso, a igreja tem um belo e amplo jardim, o que deixa a paisagem ao redor mais bonita ainda. Quem visitar de dia, poderá admirar toda essa arquitetura, e quem for visitar de noite, não deixe de ver o jogo de luzes que acontece. 

Créditos: wikimedia.org

Experiência Gastronômica: fondue e churrasco gaúcho

É impossível visitar Gramado e Canela e não experimentar sua gastronomia. São diversas opções de pratos, restaurantes, bares, cafeterias, etc. Mas o principal é aproveitar para saborear um fondue e um tão famoso churrasco gaúcho. 

Normalmente o fondue é servido em 3 etapas: queijo, carne e de chocolate. Tem a opção também de experimentar só uma opção. Em ambas as cidades, são inúmeros restaurantes em que o prato principal é o fondue. 

Créditos: viagemcult.com

E para os amantes de uma boa carne e fazem questão de ir em uma churrascaria durante sua viagem, Gramado e Canela dispõe de diversos estabelecimentos que oferecem o verdadeiro churrasco gaúcho.

Créditos: visiteobrasil.com.br

Reserve agora sua viagem para Gramado e Canela

Confie a sua experiência numa Agência especialista em viagens e expedições na América do Sul  – Livare Viagens. Para mais informações, clique aqui!


A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de Leitura
Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.