CuriosidadesDestinos

Viagem a Machu Picchu: onde fica, o que fazer e curiosidades!

4 Minutos de Leitura

Machu Picchu é uma das maiores atrações do mundo, e no Peru se destaca desde sua redescoberta, em 1911, por fazendeiros que orientaram Hiram Bingham, um historiador norte americano, a conseguir trazer a existência da cidadela Inca ao público. Esse símbolo marcante do Peru foi construído por volta de 1450 DC, e já é patrimônio Mundial da UNESCO, assim como uma das 7 Maravilhas do Mundo.machu picchu e a cidade perdida dos incas

A Livare Viagens preparou esse conteúdo para você conhecer um pouco mais sobre essa cidade perdida que atrai milhares de visitantes todos os dias. Diversas teorias ainda instigam pesquisadores que tentam descobrir como as grandes construções aconteceram, quais os significados de alguns de seus mistérios, entre outras curiosidades.

Onde fica Machu Picchu?

valle do rio urubamba com machu picchu

Machu Picchu fica localizado no vale do rio Urubamba, Peru em mais de 2000 metros de altitude em uma montanha. O lugar se tornou um sítio arqueológico e se localiza seguindo a cidade de Cusco, a qual era capital no Império Inca e vai em direção a cidadezinha Machu Picchu Pueblo, também conhecida como Aguas Calientes.

Como chegar em Machu Picchu?

vista aerea mostrando a trilha para chegar a machu picchu e a cidade perdida

Para chegar em Machu Picchu existem duas rotas, uma é de trilha com uma caminhada que dura 4 dias, essa trilha leva até o portão do Sol de Machu Piccho, é uma maneira clássica de deslumbrar o caminho até chegar lá! A outra opção é usar o trem, rumo à Aguas Calientes, que possui várias rotas, uma com duração de 4 horas, que parte em Cusco, na Estaçã Poroy, a outra é mais curta e com duração de 2 horas, saindo do Vale Sagrado na Estação de Ollantaytambo.

trem azul indo para machu picchu

Qual é a história de Machu Picchu?

corredor nas ruínas de machu picchu

As ruínas de Machu Picchu foram redescobertas em 1911, porque por quase 400 anos tinham ficado fora do mapa por causa de um abandono repentino dos povos que viviam ali, a maioria dos registros relatam que eles foram para Cusco ajudar na recuperação da capital após invasões de colonizadores por volta de 1530. Não há provas do real motivo desse abandono da cidade.

a esquerda ponte em aguas calientes a direita ceviche

A cidade intacta foi o que mais chamou a atenção dos pesquisadores, que voltaram com as expedições que duram até hoje. A cidade de Aguas Calientes, onde fica Machu Picchu, tem restaurantes incríveis, que mantêm a cultura e a culinária peruana. Essa experiência gastronômica e cultural torna o caminho para as montanhas ainda mais emocionante!

Quais são as atrações

Existem diversas atrações em Machu Picchu, e você pode garantir experiências incríveis em cada uma delas. Listamos aqui as principais pelas quais a maioria das expedições passam:

  • Porta do Sol;

porta do sol com montanhas ao fundo em machu picchu

  • Setor Urbano e Agrícola;
  • Setor nobre da cidade;
  • Tumbas Reais;
  • Praça Sagrada;
  • O Palácio da Princesa ou Palácio da “Ñusta”;
  • Fontes Rituais;
  • Templo das Três Janelas;

templo das tres janelas em machu picchu

  • Ponte Inca;
  • Templo do Sol;

templo do sol em machu picchu rio urubamba ao fundo

  • Intihuatana;
  • Templo do Condor.

Como planejar sua visita

turistas contemplando machu picchu

Há diversas expedições no Brasil que levam para Machu Picchu, e algumas delas fazem o trajeto em outros locais da América, como a Expedição para Peru, Chile e Argentina. Você também pode fazer pacotes de viagens de avião e procurar por informações na própria capital do Peru, Lima. Mas o que a maioria dos visitantes fazem é planejar uma viagem com antecedência para ter mais segurança e qualidade na transação.

Um estudo comparando 25 das atrações mais famosas do mundo, elegeu Machu Picchu como a melhor atração turística do mundo, de acordo com a empresa britânica Rol Cruise. Esse comparativo levou em consideração alguns fatores, como: valor de entrada, avaliações dos visitantes, status de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para Educação, Cultura e Ciência (Unesco) entre outros. A avaliação foi de acordo com o desempenho de cada categoria.

Por isso, recebe milhões de visitantes mensais, e ressaltamos a importância de reservar vagas de hospedagem e definir uma data para evitar transtornos.

Curiosidades sobre Machu Picchu:

Localizado no alto de uma montanha, Machu Picchu, também conhecida como a Cidade Perdida dos Incas, está a 2400 metros de altura e é o símbolo do Império Inca. Um dos fatores de reconhecimento do lugar é pela sua construção ser resistente até mesmo a terremotos.

  • Um dos motivos de Machu Picchu ser considerado a melhor atração turística do mundo é pelo lugar ter uma construção que permite que os visitantes enxerguem claramente como as estruturas originais foram erguidas.
  • É possível sair com o Passaporte carimbado, basta você levar o seu ao passar pela catraca de entrada ao parque você recebe o carimbo da cidade;
  • Como podemos observar, entre os melhores pontos turísticos do mundo, o único brasileiro é o Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, que ficou em 3° lugar. Todos os dias a cidade recebe aproximadamente 4 mil visitantes, onde 78% são estrangeiros e 22% peruanos;
  • Cada visitante pode permanecer por até 4 horas e, caso faça a famosa trilha Huayna Picchu, o total são 6 horas de permanência;
  • Para entrar em Machu Picchu é necessário, obrigatoriamente, a companhia de um guia especializado;
  • Machu Picchu significa “Velha Montanha”, traduzido do idioma Quéchua;
  • Uma das principais estruturas da região é o Intihuatana, uma pedra criada para ser usada como relógio astronômico ou calendário;
  • O motivo da construção ser toda com pedras é porque os Incas acreditavam que o material carregava energia da natureza e queriam fazer do local um espaço sagrado.

Esse destino tão visado por muitos viajantes ficou mais restrito durante a pandemia do Coronavírus devido à necessidade de evitar aglomerações e a disseminação da doença. Felizmente, com o maior controle pandêmico, em 06 de setembro de 2021, as portas do Peru se abriram novamente para os brasileiros que querem conhecer o país.

Tanto pessoas vacinadas quanto não vacinadas podem entrar no nosso vizinho Sulamericano, sendo que quem não tem a imunização completa precisa apresentar exame PCR ou de antígeno negativo realizado até 3 dias antes da data do embarque, bem como preencher uma declaração de saúde. Se você já está vacinado completamente, basta emitir o certificado pelo Conecte SUS, em espanhol ou inglês e nem precisa fazer teste.

Essas foram as curiosidades e um pouco da história de Machu Picchu, esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Aproveite também para saber como tirar fotos bonitas com celular para ter os melhores registros de sua viagem! Te esperamos no próximo post!

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de Leitura
Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.