CuriosidadesGastronomia

Cultura Peruana: Tradições, Arte, Culinária e Festas

6 Minutos de Leitura

O Peru é um dos grandes destinos turísticos da América do Sul, são inúmeras paisagens de tirar o fôlego, uma das melhores gastronomias do mundo, uma cultura cheia de tradições milenares e muitas outras características incríveis. Com mais de 10 mil anos de história, cheia de misticismo, encanto e passado de extrema importância para a humanidade, não tem como negar que seria um destino incrível para conhecer, não é?

É por isso que hoje o blog da Livare Viagens preparou um post especial para exaltar a comida peruana, sua cultura, suas tradições e muito mais. Se está pensando em conhecer o país em no futuro ou já está de viagem marcada para o Peru e quer saber mais sobre seu destino, acompanhe este post!

Riqueza em história e tradições milenares que fascinam o mundo

mulher com roupas tradiconal peruana na trilha da vinicunca

Como país que abrigou uma das civilizações mais antigas do mundo, a Inca, seria impossível não reconhecer a grande riqueza que o Peru é, certo? Lá, tudo o que cerca cada cidadão do país tem o seu valor, seu significado e sua história. Sua cultura é muito diversificada e rica, cheia de danças, festivais, cultos e nuances poderosas.

O país possui uma parte da Floresta Amazônica, assim como a cidade milenar de Machu Picchu, localizada na Cordilheira dos Andes, que é uma das grandes atrações turísticas do mundo, considerada patrimônio mundial desde 1983. Além disso, outras cidades de destaque, como Ollantaytambo, Huaraz, Arequipa, Tarapoto e diversas outras calcadas de um passado incrível.

tres mulheres sentadas com trajes peruanos alimentando lhama

Além disso, a população do país passa de 32 milhões de habitantes, espalhados em diversas regiões e na sua capital, Lima, cidade próxima à costa do Oceano Pacífico.  Estima-se que existam mais de 3 mil festas todo o ano, considerando rituais, carnavais e outros.

Festas populares do Peru

quatro meninas com roupas tradicinais peruanas em festividade no peru

Por ser um país cheio de tradições, os festivais e ritos são muito praticados pela população peruana. Esses são repletos de danças, simbolismos, música e com uma culinária cheia de delícias. Conheça algumas delas:

1. Festa do Sol

A Festa do Sol é realizada uma vez por ano em Cuzco, homenageando Inti Raymi, o Deus do Sol. Nessa festividade, há a celebração da origem Inca por 9 dias seguidos. No dia 24 de junho, o primeiro evento é um grande teatro ao ar livre que conta com vários atores, são mais de mil!

2. Santuranticuy

Essa não é bem uma festa, mas sim um evento dedicado aos santos católicos e, principalmente, ao Niño Manuelito, ou Menino Jesus, que foram inseridos na cultura do país através da colonização espanhola. Essa feira anual se inicia na véspera de Natal, também em Cuzco, que mescla a cultura dos Andes e as tradições novas, trazidas pelos europeus. Há muita comida, artesanato e peças de roupas, o que dá jus ao nome, que tem o significado próximo a algo como “vendas de santos”.

3. Festa de São João

Assim como aqui no Brasil celebramos a famosa festa do Santo, lá ela também é popular! Acontece, normalmente, na Amazônia do Peru, nos dias 23 e 24 de junho, com uma missa e depois apresentações de dança e musicais. No quesito de alimento, é servido o Juane, um prato típico feito com arroz, galinha caipirinha, azeitonas e ovos, tudo em folha de bananeira, homenageando a cabeça de São João.

4. Semana Santa em Cusco

A Semana Santa no Peru recebe uma festa na cidade de Cusco, que é celebrada anualmente entre os meses de março e abril. O centro histórico da cidade recebe diversas pessoas que participam de celebrações, procissões e missas.

A Sexta-Feira Santa é marcada pela procissão do Señor de los Temblores, o padroeiro de Cusco e que protege a região dos terríveis terremotos. Cores, danças, fartura de comidas típicas peruanas e muita alegria: esse é o clima que você vivenciará no Peru neste período!

Comida peruana

A gastronomia peruana traz diversos pratos típicos com seus ingredientes e temperos únicos, oferecendo um sabor novo àqueles que visitam o país e experimentam os mais variados pratos.

prato de ceviche peruano

Desde o século 19, o Peru reúne em sua culinária elementos que misturam características da Espanha, África, Itália, China e Japão, e alguns dos chefs mais famosos ao redor do mundo reconheceram que a gastronomia peruana é surpreendente, carregada de história e tradição, além de ser muito diversificada.

A culinária do Peru está em constante evolução e sempre em busca de aprimoramentos de seus pratos típicos, visando sempre os turistas que visitam o país e desejam vivenciar uma experiência gastronômica inesquecível.

O destino tem uma das maiores biodiversidades do mundo, sendo possível recolher seus próprios elementos da natureza e possibilitando a criação de uma culinária única e cheia de história. O turismo no Peru vem crescendo cada vez mais e a gastronomia é um dos principais motivos. Alguns dos melhores pratos são:

1. Ceviche

O ceviche é um dos pratos mais famosos do país, por isso é considerado como Patrimônio Cultural. Se você nunca comeu, saiba que existem muitas versões, mas a tradicional é peixe branco cru, coentro, bastante cebola, limão e sal, mas é possível colocar mais itens. Toda essa mistura faz com que o peixe fique levemente cozido e muito saboroso.

Quer saber como faz o ceviche peruano original? Temos uma receitinha super fácil aqui no blog, dê uma conferida depois para experimentar essa iguaria!

2. Anticuchos

A comida peruana anticuchos, na verdade, tem origem colombiana e, no império inca, era uma das mais famosas. Esse prato nada mais é do que um espetinho de carne bovina, de frango ou de peixe muito saboroso. Como acompanhamento, normalmente, serve-se milho cozido ou batata.

3. Papas a la huancaína

Papas são batatas na língua espanhola. A huancaína é molho de pimenta amarela, com uma leve picância. O prato nada mais é do que batata cozida picada em rodelas e coberta do molho. É possível desfrutar como acompanhamento alface, azeitonas pretas e ovos cozidos.

4. Lomo saltado

Essa é a segunda comida mais popular do país. O prato possui um salteado com tiras de carne de boi, tomate, cebola e outros condimentos, saboreado com arroz e batata frita de acompanhamento. É um prato de dar água na boca para os apreciadores de boa carne e tempero.

5. Suspiro Limeño

Não poderia faltar uma sobremesa nessa lista de comidas peruanas, certo? Temos o suspiro a la limeña como uma das sobremesas mais tradicionais do Peru. Basicamente, é um creme de leite com gemas e merengue de cobertura, essa tem vinho do porto, canela e claras em neve.

Além desses pratos típicos, há inúmeros outros. Como foi dito, sua culinária é muito rica, então tem comida peruana para alegrar a todos os gostos, desde aqueles que preferem salgado aos doces.

E por oferecer essa experiência não só de sabores, mas de cultura e história, o Peru foi premiado mundialmente durante oito anos consecutivos. Algumas das categorias que o destino conquistou, são: melhor destino culinário do mundo; melhor destino cultural do mundo; e melhor atração turística do mundo: Machu Picchu, todos dados pelo World Travel Awards, considerado o Oscar do Turismo.

turista com roupa tradicional peruana em frente a machu picchu

“O mundo reconhece cada vez mais as maravilhas de nosso país: nossa culinária, nosso icônico sítio arqueológico Machu Picchu e nossa cultura milenar. Também respalda os esforços de promoção que estamos realizando no Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, na PROMPERÚ e nos escritórios comerciais do Peru no exterior, com o propósito de atrair mais turistas e impulsionar este setor ”, destacou o ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Edgar Vásquez.

mulher com bebe no colo em loja de artesanato peruano

Alguns dos outros prêmios recebidos através da gastronomia peruana foram: destino como Patrimônio Cultural das Américas para o Mundo, escolhido pela Organização dos Estados Americanos; o prêmio de melhor destino do ano de 2013, oferecido pela revista britânica Food and Travel Magazine.

Ambos os prêmios trouxeram mais reconhecimento à culinária do Peru, trazendo mais orgulho e valor ao país. O Peru vem se tornando cada vez mais uma referência no âmbito gastronômico, atraindo milhares de turistas do mundo todo que buscam descobrir e saborear seus tradicionais pratos.  E aí, ficou fascinado pela cultura peruana?

O Peru realmente é um país mágico, cheio de mistérios, tradições e festas únicas! Depois de tantas informações sobre essas festividades, você deve estar cheio de vontade de embarcar nessa aventura, não é?

A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…
CuriosidadesDestinosInternacionaisRoteiros

Tour astronômico no Deserto do Atacama: a experiência que te leva para fora da Terra

3 Minutos de Leitura
Você já imaginou olhar para o céu a olho nu e poder enxergar a Via Láctea? Dentro dos grandes centros urbanos, é…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.