AventuraDestinos

5 trilhas em Florianópolis imperdíveis para você se aventurar

5 Minutos de Leitura

Florianópolis, Floripa para os mais íntimos, é conhecida como a Ilha da Magia por abrigar muita natureza, belíssimas praias, diversão e por ser um destino de muita aventura também, oferecendo inúmeras trilhas para explorar. As trilhas em Florianópolis oferecem opções de níveis mais leves até as mais pesadas, algumas ideais para quem já é experiente e tem um bom condicionamento físico, outras perfeitas para quem é iniciante e pretende começar a descobrir esse mundo das trilhas.

trilhas florianopolis

Créditos: pixabay

Se você quer começar a desbravar seu lado aventureiro, separamos 5 trilhas em Florianópolis que são incríveis e perfeitas para encaixar em um dia de passeio pelo região. E, logo abaixo, você verá algumas dicas importantes e essenciais para esse tipo de passeio. Confira!

Clique aqui e garanta sua viagem para Florianópolis

Trilha Barra da Lagoa

Essa trilha se inicia após a ponte do canal da Barra da Lagoa e é bem simples de percorrer. Sem muitas ladeiras e com diversas saídas ao longo da trilha, é uma boa opção para os iniciantes. O melhor de fazer a trilha Barra da Lagoa é ao chegar no final dela, se deparar com as piscinas naturais que são perfeitas para quem deseja dar um mergulho. Importante lembrar que nessas piscinas não existe faixa de areia e nem sombra, então o ideal é chegar cedo para conseguir um bom lugar nas pedras que existem ao redor e poder curtir a água. Por haver muita pedra ao redor, então é necessário ter cuidado redobrado para não escorregar!

Trilha do Gravatá

Mais uma opção de trilha mais leve e simples, ideal para quem não tem muita prática. Localizada entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina, a trilha do Gravatá tem uma subida um pouco íngreme no início e demora aproximadamente 40 minutos. No término da caminhada, você encontrará a praia do Gravatá te esperando para mergulhar e dar uma relaxada. Quem for de carro é aconselhável estacionar um pouco antes e ir à pé até o início da trilha, pois não tem estacionamento perto.

Trilha Costa da Lagoa (Canto dos Araçás)

Essa trilha tem início no final da estrada do canto dos araçás, ponto 3 de barco, e vai até o final, ponto 21 de barco, com aproximadamente 8 quilômetros, mas não é necessário fazer todo o percurso. A trilha Costa da Lagoa é de intensidade mais moderada, pois alguns trechos necessitam de mais atenção e cuidado ao caminhar. Durante todo o trajeto, você pode parar em qualquer um dos pontos de barco e descansar, ou caso não queira mais continuar o percurso, você pode finalizar em um desses pontos. A trilha permite que você encontre a Lagoa da Conceição, além de cachoeiras. Se preferir, você pode fazer o trajeto de volta de barco, que custa 12 reais por pessoa.

Trilha Cavernas do Pântano do Sul

Apesar da trilha Cavernas do Pântano do Sul não ser uma das mais procuradas, ela é uma das mais diferentes passando por uma vegetação bem fechada, levando a um paredão de rochas e que mostra um visual e paisagismo bem único. Com um grau de dificuldade mais elevado, para fazer esta trilha é recomendado um guia ou alguém que conheça muito bem a região e o percurso, pois é necessário descer e subir o paredão, por isso é preciso ter mais cuidado e atenção. É altamente recomendado que antes de fazer esta trilha você verifique como está a maré, pois dependendo do nível o percurso pode se tornar perigoso. É uma trilha recomendada para os mais aventureiros e com experiência nesse tipo de atividade.

Trilha Lagoinha do Leste

Uma das mais famosas e mais procuras trilhas em Florianópolis, a trilha Lagoinha do Leste tem uma caminhada recompensadora com suas dunas, mar, lagoa e um visual inesquecível. São duas opções para percorrer esta trilha: fazer o caminho saindo da Praia do Pantano do Sul ou saindo da Praia do Matadeiro.

Praia Pantano do Sul: um nível de intensidade mais difícil, porém mais rápida, levando aproximadamente 1 a 2 horas e tem uma subida bastante íngreme. O percurso é quase todo por dentro da mata, então não terá muito sol te atrapalhando. 

Praia do Matadeiro: esse trajeto já é mais longo, levando entre 2 e 3 horas de caminhada, porém bem menos íngreme e mais tranquila. O percurso é mais aberto e fora de tanta vegetação, possibilitando assim um visual muito mais encantador.

trilhas florianopolis

Créditos: Pixabay

Clique aqui e garanta sua viagem para Florianópolis


Melhor Época

Verão: uma boa opção para fazer aquelas trilhas que ao final tem uma bela praia te esperando. O dia ensolarado é bem convidativo para esse tipo de passeio, ainda mais se começar bem cedinho e aproveitar bem o dia.

Outubro e Primavera: para quem já não gosta de sair com sol muito forte, essas épocas já são ideais para isso, pois o clima está mais ameno, mais fresco, mas ainda assim com um solzinho que possibilita fazer esse tipo de atividade ao longo do dia.

Inverno: época em que o clima na região de Floripa está bem seco e apesar de estar friozinho, ainda assim é possível fazer as trilhas, porém haverá mais dificuldade para as trilhas que terminam com praia, pois dependendo do horário, a temperatura já terá caído bastante e mergulhar não será mais tão atrativo. 

trilhas florianopolis

Créditos: Pixabay

Dicas para fazer trilha

Roupas: roupas leves e confortáveis, que sejam práticas para se locomover; calçado confortável e que já esteja bem adaptado aos seus pés, nada de fazer trilha com tênis novo e que você não tenha certeza ainda se machuca ou não seus pés; evite usar roupa preta em dias de muito sol, pois absorvem muito calor; e se o dia estiver mais frio e você fizer a trilha mais no período da tarde, leve um casaquinho ou uma blusa de manga comprida, caso esfrie. Mas nada de levar um casaco muito grande e pesado, pra não acabar atrapalhando sua caminhada.

O que levar: protetor solar, repelente, boné, lanterna (caso a trilha seja feita mais de tarde), um saquinho plástico para jogar lixo fora e vá com uma mochila fácil e prática de carregar.

Alimentação: Dependendo da trilha, você pode levar algumas boas horas caminhando, descansando, tirando foto etc. Então, não esqueça de levar um lanchinho. Barrinha de cereal, frutas e sanduíches são ideais. E, principalmente, não esqueça de levar garrafa de água!

Reserve aqui sua viagem para Floripa

Confie a sua experiência numa Agência especialista em viagens e expedições na América do Sul  – Livare Viagens. Para mais informações, clique aqui!


A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.

47 posts

Redação Livare Viagens

About author
A redação Livare Viagens é especialista no que se diz respeito ao que mais amamos: explorar novos caminhos. O nosso time de redatores conecta turistas do mundo inteiro com as exuberâncias naturais, culturais e históricas da América do Sul. Afinal, as fronteiras são convites para conhecer o novo e, por isso, somos a ponte que conecta pessoas e lugares incríveis.
Articles
Publicações Relacionadas
CuriosidadesDestinosInternacionais

O que fazer em Bariloche? Dicas, passeios e muito mais!

3 Minutos de Leitura
San Carlos de Bariloche, localizada na região mais icônica da América do Sul, na Patagônia, é um destino turístico incrível conhecido por…
DestinosInternacionais

Conheça a província de Santa Cruz, na Patagônia

3 Minutos de Leitura
Diferente do Brasil, a divisão territorial da Argentina é organizada por províncias. A província de Santa Cruz é a segunda maior do…
CuriosidadesDestinosInternacionaisPlanejamento

Conheça os melhores destinos da Patagônia

4 Minutos de Leitura
A Patagônia é uma das regiões mais icônicas da América do Sul, com suas vastas planícies, montanhas majestosas, rios sinuosos e geleiras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.